IMC: O que é e como calcular?

IMC: O que é e como calcular?

Na hora de cuidar da saúde, nem sempre o resultado da balança é o fator mais importante, já que a partir desse número é possível tirar outras conclusões mais importantes. Assim, quem deseja saber se está acima do peso ideal ou não pode utilizar o IMC para efeitos de comparação. Saiba, portanto, o que é esse índice e como calcular.

O que é IMC?

Essa é a sigla para “Índice de Massa Corporal” e, graças a uma relação pré-estabelecida, o resultado indica se você está abaixo do peso, no seu peso normal ou acima do peso.

O cálculo desse índice não faz diferença entre homens e mulheres e nem leva em consideração a idade ou o estilo de vida da pessoa.

Como calcular o IMC?

Para calcular esse índice basta seguir os passos a seguir:

– Meça sua altura e multiplique o valor por ele mesmo – ou seja, eleve-o ao quadrado. Se você tem 1,60 de altura, o valor calculado deve ser de 1,6 x 1,6 = 2,56.

– A seguir, descubra quanto você pesa e anote o resultado.

– Divida o valor do seu peso pelo quadrado da sua altura. Assim, se você pesa 60 kg e tem 1,60 de altura, divida 60 por 2,56. O resultado é de aproximadamente 23,4 e esse é o seu IMC.

Assim, a fórmula do cálculo é:

Índice de Massa Corporal = Peso (em kg) / (Altura (em m))²

Como saber se estou no peso correto?

O valor do índice isoladamente, entretanto, não traz nenhuma conclusão sobre sua saúde. Assim, é preciso considerar a tabela de índices, que determina:

Abaixo de 17: muito abaixo do peso;

Entre 17,1 e 18,49: abaixo do peso;

Entre 18,50 a 24,99: peso normal;

Entre 25 e 29,99: sobrepeso;

Entre 30 e 34,99: obesidade grau I;

Entre 35 e 39,99: obesidade grau 2 ou obesidade severa e

Acima de 40: obesidade grau 3 ou obesidade mórbida.

A importância do cálculo

Calcular esse índice é importante porque traz informações valiosas que nem sempre são reveladas na balança. Assim, às vezes você pode não pesar tanto, mas devido à sua altura você se encontra em um estado de sobrepeso.

De maneira semelhante, uma pessoa pode parecer saudável, mas ter, na verdade, um quadro de magreza ou magreza extrema.

Esse índice é preciso?

Embora seja de cálculo simples, esse índice não é totalmente preciso, já que leva em consideração apenas o peso e a altura da pessoa. Assim, ele não leva em consideração, por exemplo, a hereditariedade e etnia ou então o estilo de vida.

Pessoas que possuem treinos pesados ou voltados para a hipertrofia normalmente possuem um peso maior, mas isso não significa que estejam acima do peso ou obesos.

Além disso, esse índice também não leva em consideração a gordura corporal, especialmente a abdominal. Assim, uma pessoa pode ter um resultado de estar no peso ideal, mas ter uma quantidade perigosa de gordura na região da barriga.

Com isso, o IMC é um índice bastante utilizado entre quem deseja uma avaliação mais simples para saber se está ou não no peso ideal. Apesar disso, por considerar apenas o peso e a altura esse índice deve ser conjugado com outras avaliações para ser mais preciso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

2 thoughts on “IMC: O que é e como calcular?

Add Comment