Dietas muito restritivas: porque não dão certo

Dietas muito restritivas: porque não dão certo

Quando se fala de perda de peso, há duas situações muito comuns: na primeira, as pessoas se levantam, não tomam café da manhã e vão direto malhar ou correr. Quando se está em jejum, supõe-se que o corpo use a gordura como combustível, não é mesmo? Já no segundo caso, seguindo uma das dietas da moda, as pessoas fazem refeições mínimas com alimentos de pouco valor nutricional e passam muitas horas com fome. Consegue perceber o erro nas duas situações?

O raciocínio por trás dessas duas práticas até estaria correto se o corpo realmente gastasse o depósito de gordura do qual queremos nos livrar, mas quando o jejum é muito longo, nosso corpo não reage desse modo. Quando realizamos ações comuns ou mesmo o exercício, usamos o glicogênio como fonte de energia. Se não nos alimentamos com alguma frequência e reestocamos essa energia, ao invés dessa fonte, o corpo começará a transformar as proteínas em glicose. Sabe o que isso significa? O corpo perderá massa magra ao invés de gordura, além de estocar tudo que for consumido, o que mostra que, a princípio, quem jejua prolongadamente efetivamente engorda.

Isso acontece pois nosso corpo, que foi evoluindo desde a pré-história, percebe o jejum como uma situação de perigo, diminuindo vertiginosamente o metabolismo e o emagrecimento, para que nossas reservas de gordura possam nos manter vivos. Assim, cada vez o gasto protéico na forma de glicose será maior, até que chegue um momento em que a pessoa se tornará desnutrida.

Outra coisa que nosso corpo faz é liberar hormônios de estresse no nosso corpo, o cortisol sendo um deles. Excesso de cortisol está associado ao acúmulo de gordura abdominal, insônia, aumenta a pressão arterial e atua principalmente na função catabólica, consumindo os músculos que você se esforçou para conseguir.

Quais os efeitos de um jejum prolongado?

Até agora falamos dos sintomas mais leves, mas o jejum prolongado pode levar à tonturas, confusão mental, dificuldade de concentração e há a formação de corpos cetônicos. Os corpos cetônicos se transformam espontaneamente em acetona, que é tão volátil que sái pela respiração. É por isso que é característico ter mau hálito quando acordamos ou se alguém fica muito tempo sem comer. Com o excesso de corpos cetônicos, o pH do sangue acaba baixando muito e se torna uma patologia, chamada acidose.

Malhar sem comer e fazer dietas muito restritivas se baseiam no princípio em comum de que jejuar ajuda no emagrecimento, mas acontecesse exatamente o oposto. Aliás, para praticantes de esportes os efeitos podem ser ainda piores, já que o corpo em jejum diminui o metabolismo para estocar nutrientes e durante a atividade física é gerada uma demanda grande de energia, e o baixo índice glicêmico pode causar até desmaios – que é a maneira de seu corpo desligar-se automaticamente, já que não pode continuar o exercício.

O único momento em que ainda é saudável mantermos um jejum prolongado é durante o sono, já que o corpo diminui a marcha para continuar mantendo as funções vitais. Para emagrecer com saúde, não tem segredo: consulte um nutricionista e planeje uma alimentação adequada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Dietas muito restritivas: porque não dão certo

  1. Simpatia Chico Xavier:
    Primeiro passo – Sempre as quartas-feiras prepare meio copo de água, e dentro da água, coloque grãos de arroz correspondentes à quantidade de quilos que deseja perder. Exemplo: Se deseja perder 10 Kg, coloque dentro da água 10 grãos de arroz.

    Alerta: Não coloque mais grãos do que realmente precisa, pois os quilos que você vier a perder serão recuperados.
    Segundo passo – Na noite da quarta-feira em que fez a simpatia você deve beber a água em que os grãos de arroz se encontram, e deixar os grãos intactos dentro do copo, depois de beber a água você deve completar novamente com meio copo de água.

    Terceiro passo – Na quinta-feira, segundo dia da simpatia, você deve beber a água do copo logo pela manhã em completo jejum. Após beber a água complete novamente o copo com mais meio copo de água.

    Quarto passo – Na sexta-feira você deve beber a água e junto com ela os grãos de arroz, e assim passar para próximo passo da simpatia para emagrecer.

    Depois de seguir o ritual do copo, você deve criar cartas escritas a mão correspondendo ao número de quilos que deseja perder. Se desejar emagrecer 10 Kg, precisa escrever 10 cartas. O conteúdo da carta é simpatia que você acabou de ler, não é todo esse texto, são somente as instruções.

    Depois de fazer o ritual do copo e enviar as suas cartas, basta esperar e observar o emagrecimento gradual. Sempre recebemos diversos e-mails de pessoas agradecendo essa dica, elas informam que é 100% GARANTIDO e que a simpatia para emagrecer é INFALÍVEL.

Add Comment