Dieta sem lactose

Dieta sem lactose

Atualmente muitas pessoas descobriram serem intolerantes a alguns alimentos, como a lactose, isso ocorre porque hoje em dia elas têm mais acesso à informação e descobrem que aquele mal estar depois de comer determinado alimento não era algo por acaso e sim uma intolerância que poderia causar até prejuízos graves.

Mas o que fazer quando se descobre que não pode comer mais um tipo de alimento? Hoje em dia muitas dietas restritivas existem, seja para auxiliar quem tem intolerância, seja para emagrecer.

Porém é necessário levar em conta que cortar certos tipos de alimentos apenas para fins estéticos pode prejudicar futuramente a saúde, por isso sempre procure um profissional para auxiliar na dieta.

O que é intolerância à lactose?

A intolerância a lactose é a incapacidade que o corpo tem de digerir um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. Existem três tipos de intolerância à lactose.

  • Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada

  • Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento.

  • Intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasceu com o problema.

A intolerância à lactose acontece como consequência de outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

As causas para a intolerância à lactose variam de acordo com o seu tipo:

  • Intolerância à lactose primária- Durante a infância, o corpo produz muita enzima lactase, pois o leite é a fonte primária de nutrição após o nascimento. Geralmente, o corpo diminui a quantidade de lactase produzida conforme a pessoa vai envelhecendo e sua dieta variando, com o acréscimo de novos tipos de alimentos. Com o tempo, esse declínio na produção de lactase pode levar a um quadro de intolerância à lactose.

  • Intolerância à lactose secundária Este tipo de intolerância ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade normal de lactase por causa de alguma doença ou cirurgia.

  • Intolerância à lactose congênita- É possível, embora raro, que bebês nasçam com intolerância à lactose por causa da deficiência total de lactase no organismo.

Conheça algumas opções de cardápios para Dieta sem Lactose

A dieta sem lactose não é tão restritiva quando a sem glúten, por isso é mais fácil de encaixa-la no dia a dia.

Café da Manhã

Opção 1: 1 xícara de chá de ervas + 1 xícara de salada de frutas com 1 colher de linhaça triturada.

Opção 2: 1 copo de leite de soja + 1 fatia de pão integral light com 1 fatia de peito de peru light

Lanche

Opção 1: 1 porção de fruta + 2 amêndoas

Opção 2: mix de frutas secas: 1 damasco + 1 castanha-do-pará + 1 amêndoa

Almoço

Opção 1: 2 colheres de arroz integral + 1 concha média de feijão + 1 filé médio grelhado + 1 xícara de brócolis no vapor

Opção 2: 1 pegador de espaguete integral com molho de tomate e manjericão + 1 posta média de peixe assado, cozido ou grelhado com ervas.

Jantar

Opção 1: 1 filé médio de carne vermelha grelhado + 3 colheres de cogumelo-de-paris refogado com cebola e shoyu light

Opção 2: Sopa de tomate

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment