Dieta dos pontos

Dieta dos pontos

Na busca pela perda de peso sem sofrimento, muitas pessoas estão se voltando para a dieta dos pontos. A ideia principal é não cortar nenhum alimento – com exceção da gordura trans – e ir emagrecendo de forma saudável até três quilos por mês. Conheça um pouco melhor a dieta que promete trazer o emagrecimento de vez e com liberdade.

Sistema de pontos

Na dieta dos pontos, cada ponto vale 3,6 calorias e cada alimento é tabelado em relação aos pontos que são gastam. Através do cálculo de pontos, que é feito levando em conta seu peso, altura e estilo de vida, você terá uma quantidade diária de pontos e deve acompanhar seu gasto, para não ultrapassá-lo no final do dia.

A dieta dos pontos não impede que as pessoas comam nada, mas recomenda que refeições muito pesadas sejam compensadas depois com refeições menores. Ela não exclui nem os doces, que devem apenas ser consumidos com parcimônia para poder permitir o gasto dos pontos com os outros alimentos. Vários alimentos podem ser consumidos à vontade, como certas verduras, ervas e especiarias. Embora a perda de peso seja relativamente pequena, estagnando nos três quilos por mês, é mais saudável do que perder muitos quilos de uma vez e se torna constante seguindo a alimentação proposta.

Após conquistado o peso desejado, como essa não é uma dieta extremamente restritiva, dificilmente você terá o retorno do peso de uma vez, como acontece nas “dietas de emergência”. Será preciso controlar o peso novo fazendo exercícios e tomando cuidado com a alimentação.

Vantagens

A grande vantagem dessa dieta é que ela permite que comamos de tudo e não deixemos o prazer de comer para conquistar uma figura menor. Essa flexibilidade permite que a dieta seja seguida por mais tempo e que quem a estiver realizando não desista na primeira oportunidade. O número de pontos que você tem por dia aumentam se você unir a dieta à prática de exercícios.

Desvantagens

Para que a dieta não cause deficiência de nutrientes, é preciso muito auto controle para coordenar as refeições de modo a incluir todos os grupos de alimentos, o que pode ser muito difícil com um número tão restrito de pontos. Um dos piores aspectos dessa dieta é que ela considera apenas as calorias que os alimentos oferecem e não seu valor nutricional. Se a dieta for seguida de qualquer jeito, alguém poderia escolher fazer apenas uma refeição extremamente calórica e com poucos nutrientes e passar o resto do dia em jejum, o que é tão ruim quanto.

Conclusão

A dieta dos pontos pode ser uma boa saída para quem tem tempo de planejar bem como gastará seus pontos durante o dia de modo a incluir todos os grupos de alimentos ou, ainda, tem acompanhamento médico. Para quem espera uma medida simples, provavelmente não terá tanto sucesso com essa dieta assim como nas outras. O ideal mesmo é adotar hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, aliada à uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em gorduras.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment