Dieta Atkins

Dieta Atkins

Também conhecida como Dieta da Proteína, Robert Atkins foi um cardiologista norte americano que criou essa forma de alimentação, reduzindo drasticamente as quantidades de carboidrato e aumentando o de proteínas. Conheça um pouco mais sobre esse método para emagrecimento.

Como funciona

A dieta Atkins é separa em fases e basicamente rejeita a noção de que todas as gorduras são ruins para o organismo. Atkins resolveu estudar como se alimentavam nossos ancestrais e aplicar esses conceitos a uma alimentação cotidiana.

Fases da dieta

A dieta Atkins é divida em quatro fases, a da indução, a fase de perda contínua de peso, a pré-manutenção e a manutenção.

Fase da indução

Essa é a fase que faz com que o organismo pare de utilizar carboidrato como combustível e comece a utilizar gorduras, inclusive a própria. Essa fase é caracterizada por uma perda de peso bem rápida e pela mudança dos hábitos alimentares. Para começar, estão proibidos açúcares e derivados, farinhas, massas, cereais, frutas e leite e seus derivados. Ao invés disso, você deve comer carne vermelha e branca, azeite, maionese, manteiga e ovos e queijo moderadamente. A primeira fase consiste basicamente em comer uma quantidade bem limitada de carboidratos e aumentar em 5g a cada semana para descobrir o chamado “ponto crítico de carboidratos”.

Fase de perda contínua de peso

Nessa fase, começa gradualmente a aumentar a variedade na dieta. O objetivo da fase é encontrar o ponto de consumo de carboidrato ideal para perder peso. De acordo com seu desenvolvimento na fase dois, isto é, quantos quilos mais próximo você está do peso ideal, é que se sabe se você poderá ir pra terceira fase.

Fase de pré-manutenção

Essa fase é mantida até que se atinja o peso ideal, aumentando o consumo de carboidratos aos poucos. Aqui o Dr. Atkins descreve que deve ser alcançado o equilíbrio em ingestão de carboidratos, em que você não engorda nem emagrece, e se você ganhar peso deve reiniciar todo o programa.

Fase de manutenção

Ela começa quando você conseguiu perder seu peso e mantê-lo por um mês, e compreende a mudança do estilo de vida. A ideia é manter-se no “equilíbrio de carbono” e continuar a comer como na fase da pré-manutenção.

Conclusão

As proteínas proporcionam maior sensação de saciedade e gastam mais energia para serem digeridas, mas o fato da dieta ser excessivamente restritiva faz com que o organismo tenha deficiência de uma série de nutrientes. Vale lembrar que quando o corpo começa a transformar a gordura em energia, passa a produzir corpos cetônicos, que além de trazerem mau hálito, em grande quantidade elevam a acidez do sangue.

Fraqueza, tonturas e constipação intestinal serão sintomas que com certeza aparecerão em vista da falta de carboidratos e energia, além da falta de fibras na alimentação. O consumo excessivo de alimentos de origem animal pode aumentar os níveis de colesterol ruim e gordura saturada, e ainda o excesso de proteína sobrecarrega os rins e ocasiona insuficiência renal a longo prazo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment