Chá de Sene: Conheça todos os seus benefícios!

Chá de Sene: Conheça todos os seus benefícios!

Você tem prisão de ventre ou quer emagrecer? Você precisa conhecer os benefícios do chá de sene. Saiba a seguir tudo sobre esse poderoso chá!

Os chás medicinais estão cada vez mais em alta, as pessoas tem procurado curas alternativas para seus problemas de saúde de forma mais natural e sem efeitos colaterais e isso acontece com a maioria dos chás. O chá de sene é um deles, uma erva que contém diversos benefícios que você descobrirá hoje com o artigo especial que preparamos para você. Não perca mais tempo e veja todas as vantagens que esse chá poderá trazer para sua vida.

Chá de sene: O que é? Para que serve?

Sene é uma planta medicinal já bastante conhecida por estudantes e seguidores da medicina natural pelas suas propriedades laxantes.

A planta sene teve sua origem no continente africano, mas logo se espalhou para a Europa e Américas devido aos seus benefícios muito reconhecidos por todos. A sene vem da família Cesalpináceas das plantas e atualmente pode ser encontrada em todo o mundo.

O chá de sene, como já mencionado anteriormente, tem propriedades laxantes, ou seja, tem o poder de soltar o intestino. Suas propriedades laxantes são uma ótimo benefício e vantagem para quem tem problemas de intestino preso, constipação e prisão de ventre.

Pessoas que sofrem de prisão de ventre ficam por vários dias ou semanas sem conseguir evacuar, sofrem de inchaços, mau humor, dores abdominais, mal estar, falta de apetite e dores de cabeça, dentre outros sintomas. Constipação e intestino preso são o mal na vida de muitos indivíduos, que sentem muita dificuldade e dores na hora de ir ao banheiro e o chá de sene ajuda e muito nesses casos.

Um dos maiores fatores de sucesso do chá de sene é a ajuda e solução aos problemas de intestino preso que algumas pessoas tem. A planta sene e seu chá causam certo tipo de irritação nas paredes do intestino, fazendo com que o processo de eliminação das fezes chegue a ser mais rápido. O chá também inibe a absorção de água pelo organismo que vai se misturar com as fezes facilitando sua eliminação na hora da evacuação.

Vale lembrar que os efeitos do chá de sene não são imediatos, o chá de sene demora cerca de 10 horas para fazer efeito no seu organismo, então, tome cuidado ao ingerir mais que o necessário de chá de sene achando que ele não fará efeito.

Se já faz dias que você não vai ao banheiro, está com gases, dores abdominais por esse motivo, o ideal é que você tome uma xícara do chá de sene antes de dormir, dessa forma ele terá o tempo necessário de fazer efeito logo pela manhã depois que você acordar.

Chá de sene emagrece?

Essa é uma dúvida que surge em muitas pessoas ao saber que o chá de sene tem propriedades laxantes.

Algumas pessoas relatam que conseguiram perder peso adicionando em sua dieta balanceada o chá de sene algumas vezes por semana.

O chá de sene, quando chega ao intestino ao inibir a absorção de água pelo intestino inibe também a absorção da gordura contida nos alimentos e essa gordura é eliminada juntamente com as fezes.

cha-de-sene

Vale ressaltar que tomar apenas o chá de sene não fará você emagrecer, para emagrecer você deve rever sua alimentação, deve procurar um profissional que avalie sua situação e te receite uma dieta ideal para seu tamanho, peso e necessidade, de acordo com seu estilo de vida e cotidiano. Uma dieta saudável com frutas, legumes, verduras, aliada a uma rotina de exercícios físico aeróbicos, de preferência, esses são os que queimam mais colorias e vão favorecer o seu emagrecimento mais rápido.

Contraindicações e precauções

É muito importante que você saiba que não se deve, de maneira nenhuma, tomar o chá de sene por mais de uma semana, porque ele poderá trazer complicações no seu sistema digestivo e no seu intestino.

O uso contínuo do chá de sene pode fazer você perder muita água por causa da diarreia e impedir que você absorva nutrientes e vitaminas, dessa forma você poderá acarretar outras doenças, como anemia, por exemplo.

O chá de sene não é indicado para gestantes nem para lactantes. Também não é indicado para mulheres no período da menstruação e também para pessoas que sofrem de doenças de inflamação intestinal, como a colite.

O uso contínuo e exagerado do chá de sene pode causar cólicas muito fortes e vômitos.

Antes de tomar qualquer medicamento é recomendado que você consulte seu médico para ele avaliar se é uma boa opção para você.

Como fazer chá de sene

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de sene
  • 500 ml de água

Modo de preparo: Coloque a água para ferver, assim que levantar fervura desligue o fogo, adicione as folhas de sene e deixe em infusão tampado por 10 minutos. Coe e beba antes de dormir uma xícara.

Confira este vídeo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment