Chá de boldo: Saiba agora todos os benefícios e se ele ajuda a emagrecer

Chá de boldo: Saiba agora todos os benefícios e se ele ajuda a emagrecer

Árvore nativa do Chile, o boldo possui propriedades importantes para o processo de digestivo, pois possui um alcaloide chamado boldina que é produz um aumento na secreção da bile (substância do fígado) que auxilia na digestão de gorduras.

Assim, graças às suas propriedades diuréticas, o boldo é um forte combatente de gorduras e auxilia na perda de peso. Essa planta serve não só para limpar o fígado, mas também trata infecções de urina e no sistema urinário, cólicas leves no estômago, desintoxica o organismo e alcaliza o sangue.

Como o chá de boldo ajuda a emagrecer?

Como o boldo fortalece o metabolismo gástrico e hepático, ele regula a bile e a quantidade de enzimas digestivas necessárias para o sistema digestivo. Em resumo, esse processo faz com que a gordura ingerida não consiga chegar até as células de gordura, o que faz a pessoa não acumular gordura e emagrecer, basicamente é isso.

O boldo também é diurético, desintoxicante e melhora o funcionamento do sistema digestivo, limpando o fígado e fazendo com que o organismo fique regulado, assim, é mais fácil manter uma alimentação boa e perder peso.

Quais os benefícios do chá de boldo?

• Auxilia na digestão e melhora o funcionamento do sistema digestivo como um todo;
• Como limpa o fígado, ele ameniza os sintomas pós-ingestão de bebidas alcoólicas;
• Ótimo combatente de problemas de gástricos e auxilia no tratamento da vesícula biliar;
• Ajuda a eliminar os gases;
• Reduz bastante o desconforto da azia;
• É, cientificamente rotulado como antioxidante, antifúngico e antibactericida;
• Limpa e melhora o funcionamento do fígado;
• Possui agentes com efeito calmante;
• Auxilia no combate da prisão de ventre.

Não só isso, mas o alcaloide presente na folha do boldo, a boldina é um forte estimulante da bile (fluido produzido pelo fígado armazenado na vesícula biliar que atua na digestão de gorduras), e faz com o fígado funcione muito melhor e que a queima de gordura seja facilitada.

Como fazer e tomar o chá de boldo?

É muito simples. Ferva uma xícara de água e coloque um sachê do chá ou umas cinco a seis folhas secas do boldo e deixa repousar por 10 a 15 minutos.

Tome três vezes ao dia, em jejum ou antes de deitar. E não tome por um período muito longo, pois pode ser prejudicial à saúde.

Há contraindicações?

Sim, pessoas com problemas nos rins, que tomam anticoagulantes ou possuem doença hepática, o chá de boldo é contraindicado. As grávidas também devem evitar o boldo, pois ele provoca contrações uterinas e pode induzir aborto.

Posso plantar um pé de boldo?

Claro, e não é tão difícil cuidar, você pode plantar no quintal ou em vaso. O boldo é uma planta que precisa de sol e por isso, deve ser cultivado em local que há bastante contato com o sol (muitas vezes ao dia, para ser mais exato). Frio não é bom para ele, então evite ambientes assim, mas também não precisa podá-lo constantemente, o boldo dispensa muitos cuidados.

A planta pode crescer muito, por isso é interessante que você plante num ambiente grande ou que comporte o seu tamanho. E as sementes do boldo podem ser encontradas em floriculturas e lojas especializadas em plantio.

No quintal

Cave uma vala de uns 20 cm de profundidade e coloque um galho pequeno de boldo com algumas folhas e um galho mais grossinho da árvore. Depois cubra com bastante terra úmida e, se ao germinar, as folhas caírem e o galho continuar verde, é bom sinal, ele vai criar raízes com certeza.

Vaso de plantas

Primeiro tenha um vaso grande, com mais de 30 cm de altura, devido ao crescimento do boldo. Jogue um pouco de terra úmida e as sementes e cubra com terra até quase na borda.

Como dito acima, o boldo não precisa de muitos cuidados, então não é necessário regá-lo todo dia, mas observe a umidade da terra, se ver que está seca, águe.

Para fazer o chá de boldo, colha as folhas bem nas extremidades, no finalzinho mesmo e deixe-as secando ao sol por alguns dias. Após este processo, guarde as folhas num jornal (enroladas) ou num pote de vidro bem tampado para mantê-las secas.

Outra alternativa ainda é comprar o boldo, e você pode fazer isso pela internet. A Natue é uma loja de produtos naturais que entrega em todo Brasil e que possui o boldo para vender. Para comprar ou saber o preço, basta clicar aqui.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment