Alimentos que engordam: Saiba o que prejudica sua dieta!

Alimentos que engordam: Saiba o que prejudica sua dieta!

Comer pode ser considerada como uma das melhores coisas do mundo, pois nos da prazer e ativa o hormônio da felicidade, pode reparar que é raro de se ver alguém comendo que esteja triste. Porém comer sem pensar no que está consumindo pode ser muitas vezes prejudicial a saúde, ainda mais quando existe uma quantidade enorme de consumo de doces, carboidratos, refrigerantes e açúcares em geral, alimentos que engordam e ainda prejudicam a saúde. Não é preciso cortar totalmente esses alimentos da sua dieta, porém é sempre bom que evitar sempre que possível, pois o consumo em excesso pode prejudicar o seu organismo a longo prazo, podendo desenvolver doenças mais sérias como hipertensão, colesterol alto e até mesmo obesidade. Confira nesse artigo os principais alimentos que engordam.

Por que alguns alimentos que engordam mais que outros

Os alimentos que contém muita farinha, carboidratos, açúcares, etc são os principais alimentos que colaboram para o aumento do peso, isso porque muitos deles são produtos industrializados que tem conservantes e outros componentes que são extremamente prejudiciais ao nosso organismo, e que podem provocar doenças se consumidos em em grandes quantidade e por longos períodos.

Alguns alimentos não engordam tanto quanto outros e isso está relacionado em como ele é feito, alimentos naturais e aqueles que podem ser consumidos crus são mais saudáveis e engordam menos do que alimentos que são processados e necessitam de preparo, uma vez que até mesmo durante o preparo dos alimentos colocamos ingredientes prejudiciais como gordura e sal em excesso.

A mesma coisa acontece com as pessoas, uma vez que algumas engordam mais que outras mesmo comendo as mesmas coisas, isso ocorre devido ao metabolismo de cada uma em relação ao tipo de comida que ela está consumindo.

Principais alimentos que engordam

Apesar de já ter dito os tipos de alimentos que engordam é preciso destacar aqueles que contribuem mais para o aumento de peso como:

Refrigerantes

Os refrigerantes são ricos em açúcar, em apenas uma lata você consome quase 10 vezes mais a quantidade recomendada por dia, e além de serem extremamente calóricos eles não possuem nenhum valor nutricional positivo, e ainda induzem a fome, fazendo com que as pessoas comam mais e mais alimentos que prejudicam a saúde. Nem mesmo os refrigerantes diets e light possuem benefícios ao corpo.

Frituras:

Um dos alimentos mais gostosos e também mais prejudiciais a saúde são as frituras, seja doce, salgado, pastéis , batatas, biscoitos e outros alimentos que são fritos, todos eles contribuem para o aumento do peso se consumidos com frequência e em grandes quantidades uma vez que eles possuem muitas calorias e quase nunca são ingeridos sozinhos, na maioria das vezes são acompanhados de refrigerantes, molhos, etc, que aumentam ainda mais as chances de ganhar peso.

Bebidas alcoólicas:

As bebidas alcoólicas também possuem muitas calorias e são inimigas de quem não quer engordar ou que está em processo de emagrecimento, além disso ele deixa o metabolismo mais lento o que faz com que a queima de calorias seja mais lenta, assim mesmo que você beba e depois vá praticar exercícios físicos a perda de peso será em um ritmo mais lento.

Pão branco:

O pão branco não é rico apenas em sal, mas também em açúcar, os dois principais vilões das dietas e por isso se você não quer engordar precisa tirar esse alimento da sua dieta, pois além de tudo ele é rico em conservantes que reduzem o metabolismo e acumula gorduras. A melhor opção para substituir o pão branco é o pão integral.

Massas:

As massas não poderia ficar de fora dessa lista de alimentos que engordam, uma vez que é de conhecimento geral que esse tipo de alimento engorda, seja pizza, macarrão ou qualquer outro tipo, uma vez que não é a massa em si que auxilia no ganho de peso e sim os acompanhamentos dela, sejam os molhos, bacon, queijos, etc. Tudo isso é cheio de calorias e que fazem com que esse alimento seja um dos principais alimentos que engordam.

Como evitar alimentos que engordam

Você não precisa cortar totalmente os alimentos que engordam do seu cardápio, mas é preciso saber fazer substituições saudáveis, para evitar além do aumento de peso, que esses alimentos prejudiquem a sua saúde. Se você tiver dúvidas sobre as melhores substituições é recomendado procurar um médico para que ele ajude você a se adaptar e a fazer uma cardápio de acordo com as suas necessidades. Além disso, sair do sedentarismo também auxilia que você possa comer de tudo sem engordar.

Confira neste vídeo uma lista de alimentos que engordam:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment