Rinoplastia: Saiba como é feita a cirurgia no nariz!

Rinoplastia: Saiba como é feita a cirurgia no nariz!

A harmonia e a proporção do rosto são as responsáveis por garantir uma aparência mais bonita e para conseguir isso muitas vezes as cirurgias e intervenções estéticas são as melhores opções, como é o caso da rinoplastia. Se você não sabe do que se trata, entretanto, descubra o que é a rinoplastia e para que ela serve. Vamos falar sobre as indicações, resultados e selecionamos também algumas fotos de antes e depois.

Continue lendo e saiba tudo!

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica de remodelamento do nariz, também conhecida como cirurgia plástica do nariz. Pode possuir caráter estético ou reconstrutor.

É um procedimento complexo e que requer muito planejamento para que saia como o esperado, já que não é difícil encontrar casos em que o excesso produziu resultados pouco satisfatórios.

Para que serve a rinoplastia?

Além disso, a rinoplastia possui uma grande variedade de técnicas para diferentes resultados. Assim, embora a cirurgia sirva, em geral, para um remodelamento nasal, diferentes objetivos podem ser alcançados com a rinoplastia. Além disso, diversos objetivos podem ser combinados em uma mesma cirurgia para um resultado mais adequado.

Afinar a ponta nasal

Desejo de muitas pessoas que procuram pelo procedimento, o afinamento da ponta nasal é indicado para quem possui uma ponta nasal mais larga ou assimétrica. Para isso, é feito o reposicionamento das cartilagens.

Corrigir queda da ponta nasal

Além disso, algumas pessoas possuem um problema incômodo de que ao sorrirem a ponta nasal sofre uma queda, afetando a harmonia e simetria do rosto. Nesses casos é possível reestruturar a musculatura da região e firmar a ponta nasal para que isso não aconteça.

Corrigir o dorso

Em alguns casos o nariz tem uma altura maior do que o normal, como com giba óssea, e nesses casos é possível corrigir o dorso com a raspagem dessas regiões, retirando as partes em excesso.

Aumentar ou diminuir a projeção nasal

É possível corrigir a projeção nasal, tanto ao diminuí-la com a correção das estruturas, quanto aumentá-la, utilizando enxertos obtidos no próprio septo nasal.

O aumento da projeção nasal é especialmente indicado no caso de cirurgias reconstrutoras, que além de objetivo estético têm a função de corrigir e melhorar a funcionalidade da região.

Estreitar a base óssea

Já quando é necessário estreitar a base óssea sem prejuízos ao septo em geral é necessário realizar a osteotomia, que é a fratura de ossos nasais.

Promover encurtamento nasal

Com a idade muitas vezes o nariz pode adquirir um aspecto muito maior e em desarmonia com o rosto, o que pode ser corrigido com um encurtamento nasal. Além disso, o encurtamento nasal, que é feito retirando os excessos de mucosa do septo nasal, também pode ser feito ao final de uma rinoplastia em geral, caso seja necessário.

rinoplastia cirurgia no nariz


Falamos também sobre o Lifting Facial. Clique aqui para acessar o artigo.


Planejando os resultados da rinoplastia

Somente o cirurgião capacitado está apto para planejar quais os melhores procedimentos para cada caso, além de planejar como será o resultado. Por isso é altamente recomendado que o paciente evite ter o desejo do nariz parecido ou igual ao de outra pessoa, como uma celebridade, pois o resultado final depende de toda a proporção do rosto e, portanto, cada resultado é individual.

Dessa forma, o paciente deve preferir ouvir a recomendação do cirurgião para que obtenha um resultado mais harmônico, simétrico e adequado a sua estrutura facial.

Como é feita a rinoplastia?

Inicialmente é aplicada a anestesia, que pode ser local ou geral. A anestesia geral, entretanto, traz mais conforto ao paciente.

A seguir a rinoplastia pode ser feita de duas formas diferentes, podendo ser o procedimento fechado ou aberto. No caso do procedimento fechado são feitas incisões no interior do nariz, onde ficam as cicatrizes. Já no procedimento aberto é feita uma incisão na columela, a faixa entre as asas nasais, e então são levantados os tecidos, deixando a estrutura nasal exposta.

Com a estrutura exposta ou não, são feitas todas as modificações planejadas previamente pelo cirurgião. Em seguida, são fechadas as incisões e usam-se tampões cirúrgicos ou placas de silicone posicionadas no septo e chamadas de splint. Além disso, é feito um curativo para dar sustentação à estrutura remodelada.

Quando é possível ver os resultados da rinoplastia?

Logo após sair da cirurgia a região está, normalmente, muito inchada e com hematomas e por isso não é possível observar os resultados da cirurgia imediatamente.

Somente após cerca de 6 meses é possível ver o resultado definitivo, já que a cicatrização foi completada e o inchaço desapareceu completamente. Isso, portanto, deve ser algo que o paciente deve levar em conta ao se submeter a uma rinoplastia.

Melhorando a respiração

Além disso, a rinoplastia pode ser adaptada a uma correção de desvio de septo ou a uma turbinectomia, que corrige problemas de congestão nasal, aproveitando a exposição da estrutura nasal.

Dessa forma, é possível não apenas corrigir a estética do nariz, mas também melhorar a respiração após a cirurgia. Nesses casos, entretanto, é necessário o acompanhamento de um otorrinolaringologista.

Cuidados do pós-operatório

Temido por muitas pessoas, o pós-operatório de uma rinoplastia pode ser dolorido em alguns casos e precisa de alguns cuidados específicos para que os resultados da cirurgia sejam como o esperado. Saiba o que é necessário no pós-operatório.

Repousar  

Nos primeiros 7 dias a recomendação é de repouso absoluto. Nos próximos 10 a 15 dias, o repouso deve ser moderado. Após esse período é possível voltar a fazer atividades leves, retornando à rotina aos poucos.

Manter com a cabeça elevada

É importante que após a rinoplastia o paciente se mantenha com a cabeça elevada para evitar possíveis sangramentos, especialmente na fase inicial de recuperação. Para isso, é importante sempre manter a cabeça alguns níveis acima do local de descanso.

Além disso, essa posição permite que se respire melhor pela posição da língua, além de impedir que líquido seja aspirado pelo pulmão. É indicado manter essa posição nos primeiros 7 a 10 dias, inclusive e principalmente para dormir.

Evitar o uso de óculos

Usar óculos deve ser evitado após a rinoplastia, pois o peso constante no dorso do nariz, ainda em recuperação, pode levar a deformações permanentes e desagradáveis.

Assim, o indicado é que o paciente evite o uso de óculos por cerca de um mês, mas somente o cirurgião poderá indicar o tempo correto.

Não praticar atividades físicas ou carregar peso

Além disso, é preciso evitar completamente a prática de atividades físicas ou de carregamento de peso após a rinoplastia, pois isso pode resultar em sangramentos severos. Assim, somente o médico poderá indicar, de acordo com a cicatrização, quando essas atividades podem ser retomadas.

Usar filtro solar

A exposição solar desprotegida também está vetada e é importante utilizar protetor solar de FPS alto após a cirurgia. Exposições longas, como na praia ou na piscina, só podem ser feitas após 45 ou 60 dias, mesmo que com protetor solar.

Não assoar o nariz

Especialmente nos casos de rinoplastias de procedimento fechado fica vetado ao paciente assoar o nariz, sob o risco de comprometer a estrutura e experimentar sangramentos. Assim, é necessário esperar uma cicatrização mais efetiva para que se possa assoar o nariz.

Dessa forma, a rinoplastia pode ajudar não apenas a estética da região nasal, mas também melhorar a respiração. Apesar disso, é preciso que seja feito um planejamento adequado para que o resultado seja harmônico, além de ser fundamental seguir o pós-operatório.

Antes e depois da rinoplastia:

Selecionamos algumas fotos de antes e depois para você observar os resultados de uma cirurgia de rinoplastia:

rinoplastia

antes e depois da rinoplastiaantes e depois da rinoplastiaantes e depois da rinoplastiaantes e depois da rinoplastiaantes e depois da rinoplastiaantes e depois da rinoplastiaantes e depois da rinoplastiaantes e depois da rinoplastiaantes e depois da rinoplastia

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment