Óleo de Rícino: Para que serve? Quais os benefícios?

Óleo de Rícino: Para que serve? Quais os benefícios?

O óleo de rícino é um importante aliado na vida das pessoas e possui várias utilidades, ele é extraído a partir das sementes de mamona, além de ser rico em ácido ricinoleico e seus efeitos voltados para a medicina já vem desde a antiguidade, pois já no antigo Egito, a mamona era usada devido os seus poderes antioxidante e anti-inflamatório.

Algumas descobertas com relação aos benefícios do óleo rícino são recentes, mas a prova de que ele é usado há muito tempo está justamente nesse fato histórico dos egípcios, mesmo com as suas limitações da época. Apesar de possuir um sabor forte, e pouco atraente, o óleo de rícino é usado no auxílio do tratamento de diversos males sérios, como:

  • Mal de Parkison.
  • Esclerose múltipla.
  • Paralisia cerebral.
  • Artrite e reumatismo.

Sendo que essas doenças são graves e precisam de um acompanhamento médico, mas entre os remédios da medicina popular, o óleo de rícino funciona como um complemento aos tratamentos passados pelos especialistas.

Outro uso muito comum do óleo de rícino é como um laxante natural, pois ele tem como função reter água no intestino, isso acaba por provar uma irritação da mucosa, provando assim um esvaziamento do intestino.

Mas o que algumas pessoas não sabem é que o óleo de rícino também pode ser um importante aliado nos tratamentos estéticos, ajudando a se livrar daquelas terríveis espinhas, verrugas, dermatites, e até mesmo queda de cabelo.

O óleo de rícino pode ser usado no cabelo, barba, sobrancelha?

A resposta é sim, o óleo de rícino é um importante aliado dos cabelos e do couro cabeludo, podendo ajudar a combater problemas como barbas e sobrancelhas ralas, cabelos sem brilho, com pontas duplas e enfraquecidos. Saiba como:

  1. Engrossar o cabelo: Muitas vezes as pessoas têm os cabelos tão finos que acabam por deixá-los enfraquecidos e sem vida, o óleo de rícino possui em suas propriedades o ômega 6 e 9, ambos ingredientes ajudam a formar fios mais fortes, ajudando também no seu crescimento.
  2. Hidratação e brilho: O óleo de rícino também pode ser misturado ao condicionador normal (algumas gotas) e se transformar em um potente creme hidrante para os cabelos. Já para deixar os fios com mais brilho, basta esquentar algumas gotas do óleo, aplicar no cabelo massageando, enrolar com uma toalha e deixar agir por cerca de meia hora, em seguida lavar com o xampu recomendado para cada tipo de cabelo.
  3. Pontas duplas: Outro pesadelo de muitas mulheres são as pontas duplas, elas são capazes de comprometer o visual de qualquer pessoa, e o óleo de rícino também ajuda a combater esse mal. Basta aplicar algumas gotas nas pontas meia hora antes de lavar os cabelos, quando esse processo é feito regularmente, as pontas ressecadas serão tratadas e os cabelos voltaram a ter mais vida e beleza.

O óleo de rícino no combate a celulite

E por falar em tratamentos estéticos, o óleo de rícino também pode ser usado para combater as temíveis celulites, basta aplicar diretamente na área afetada, e massagear com alguma força, esperar agir por alguns minutos e retirar. É importante manter uma certa frequência no tratamento que os resultados possam ser percebidos mais rapidamente.

E você? Já usou o óleo de rícino? Conte pra gente nos comentários como foi a sua experiência!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment