Cuidados com tatuagens

Cuidados com tatuagens

Eternizar uma arte na pele tem ficado muito popular nos últimos anos, seja por conta dos ambientes de trabalho terem começado a deixar de lado a rigidez, seja porque a estigmatização de pessoas tatuadas diminuiu bastante. Quem já tem alguma tatuagem, embora seja um processo doloroso e muitas vezes caro, revela o segredo: é algo viciante. Seja por conta da adrenalina causada pela dor, só se sabe que o resultado muitas vezes surpreende. Nesse artigo vamos dar algumas dicas sobre como fazer e manter sua tatuagem para ela continuar bonita por muito tempo.

Procure o artista perfeito

Vá a estúdios diferentes, peça para ver portifólios e peça indicação de alguém que você conhece que tem uma tatuagem especialmente bonita. A escolha do tatuador influencia muito no resultado, já que os que têm mais tempo de experiência ou são muito especializados em um estilo tendem a fazer desenhos mais bonitos.

Saiba pagar o preço

O mercado de artes é especialmente desvalorizado, mas uma tatuagem é algo permanente (a não ser que você possa pagar por sessões de remoção a laser) e enfeitará seu corpo até a velhice. Por isso mesmo, é desrespeitoso para com o artista quando o cliente insiste em um preço muito mais baixo, e a probabilidade de uma tatuagem muito barata não ficar boa é bem grande.

Verifique a higiene do estúdio

Estúdios de tatuagem precisam receber um certificado da ANVISA para funcionarem, e para isso precisam seguir diversas políticas que garantem a higiene e a saúde do cliente. Isso envolve o uso de luvas pelo tatuador, agulhas esterilizadas, maca coberta com material descartável, ambiente limpo e bem iluminado, etc. Isso é especialmente importante para evitar a contaminação por doenças como a Hepatite B e AIDS.

Cuidados no dia

Se seu desenho é muito grande, talvez o ideal seja dividir a realização da tatuagem em sessões. Se for pequeno, chegue no estúdio com alguns minutos de antecedência para conversar com o tatuador sobre alguma dúvida que tenha. Esteja bem alimentado e vestindo roupas leves, que possam ser facilmente retiradas depois.

Cuidados depois

Geralmente cada tatuador recomenda uma rotina específica de cuidados, mas existem alguns que são gerais. O primeiro é manter a tatuagem coberta com plástico filme nos primeiros dias, para não acumular poeira na tatuagem. Troque o plástico algumas vezes por dia, lavando a tatuagem com água, sabão e água morna ou fria. Esteja com as mãos bem limpas enquanto faz isso.

Mantenha a tatuagem sempre hidratada, usando uma pomada com dexpantenol, que hidrata e promove a renovação da pele. Depois de algum tempo, a tatuagem ressecará e começará a descamar, soltando casquinhas que jamais devem ser removidas. A tatuagem irá coçar, mantenha as mãos longe dela.

Não tome sol no local tatuado, e não aplique protetor solar até ela estar cicatrizada. Evite piscina e mar por pelo menos trinta dias e procure um médico se o local continuar muito vermelho e inchado depois de cinco dias que o desenho for feito na pele, pois pode ser uma infecção.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment