Cuidados com os pés

Cuidados com os pés

Os pés são a base de sustentação do nosso corpo e mesmo assim são esquecidos quando o assunto é cuidados com o corpo. Porém eles merecem uma atenção especial, pois quando não existe um cuidado adequado com os pés ele pode ter rachaduras, ficar áspero e ainda ter mau cheiro. Por isso fique atento a algumas dicas de como cuidar dos seus pés.

Porque é importante cuidar dos pés?

Os pés “trabalham” durante todo o dia e por isso merecem descanso e cuidados especiais. Ter um pé lisinho é o desejo de quase todo mundo e para isso é necessário que os pés sejam hidratados frequentemente, além de esfoliações duas vezes por semana.

A sola do pé fica com mais calos e células mortas mais facilmente, pois a pele dos pés é mais espessa e resistente que outras áreas do corpo. Para retirar os calos em excesso é recomendado que esfolie a região da sola e calcanhares e depois a hidrate bem. A hidratação deve ser depois da esfoliação, pois nesse momento a pele está mais propensa para absorver os componentes dos creme hidrante mais facilmente.

Dicas para cuidar dos pés

Conheça alguns truques para ter pés macios, sem calos e rachaduras.

Pés macios e descansados:

Amoleça a pele dos pés deixando-os de molho durante dez minutos em água morna com vinagre. Utilize meio copo de vinagre para cada litro de água. Após dez minutos de molho massageie os pés com óleo de amêndoas ou creme hidratante.

Unhas bem aparadas:

Corte as unhas no máximo a cada 15 dias, caso não queira corta-las pode apenas apara-las com a lixa, mas o importante é que não as deixe grandes, pois acumulam sujeiras e bactérias. Lembre-se de não cortar as unhas muito curtas, pois isso pode causar unhas encravadas.

Lave os pés:

Os pés devem ser bem lavados durante o banho, não basta apenas deixar a água escorrer sobre eles. É necessário passar a esponja entre os dedos para limpa-los. Depois do banho é muito importante seca-los bem para evitar mau cheiro e micoses.

Evite calos com esfoliação:

Sapatos apertados, muito fechados e de salto alto são os principais fatores para o aparecimento de calos. Para evitar ou diminuir os calos utilize esfoliantes duas vezes por semana e cremes hidratantes regularmente. Tente utilizar um sapato confortável sempre que puder.

Escalda pés:

Para ter pés bonitos e relaxados faça um escalda pés com água morna, sais aromatizados e óleos hidratantes. A água morna alivia a tensão nos pés e diminui os calos, além deixar os pés mais refrescantes.

Acabe com as rachaduras nos pés

As rachaduras nos pés podem ocorrer em quem anda muito descalço ou com sapatos abertos. Pés com rachaduras são mais propensos a bactérias, por isso é necessários tratar elas de forma adequada. Apenas lixar os pés não é suficiente, pois lixar demais deixa os pés com a pele fina. O ideal é lixa um pouco, mas hidratar muito. Confira uma receita caseira para tratar rachaduras.

Ingredientes:

  • Um pote limpo com tampa.
  • Óleo de amêndoa, 50 ml.
  • Glicerina líquida, 100 ml.
  • Creme dental branco, simples, um tubo de 90g

Misture todos os ingredientes, pode ser no liquidificador, até obter um creme. Limpe os pés e seque-os, aplique o creme e massageie com movimentos circulares. Depois coloque um papel filme nos pés e deixe por 30 minutos. Lave bem. Repita o procedimento duas vezes por semana.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment