Muay Thai

Muay Thai

Praticado por milhares de atletas em todo o mundo, o Muay Thai é uma arte marcial vinda da Tailândia. Ela inclui princípios de disciplina física e mental, além de golpes de combate em pé. É uma luta de contato, e utiliza como arma os punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés.

História

Também conhecido como Thai Boxing em alguns países, também no Brasil é chamado de Boxe Tailandês. Com mais de dois mil anos de idade, seu surgimento possui várias versões, já que foi há tanto tempo. O método mais aceito, principalmente entre historiadores tailandeses, é que um povo descendente direto dos mongóis migrou para a Tailândia buscando terras férteis, mas encontrou muita hostilidade e violência, principalmente por parte dos senhores feudais chineses. Assim, foram reunidas técnicas de luta e auto defesa com influência militar para ajudar as milícias nos combates. Muitos anos se passaram até o esporte chegar à versão moderna, com luvas e divisões de peso.

Muay Thai no Brasil

Chegando aqui nos anos oitenta, na época ainda era utilizadas calças e faixas na cintura para diferenciar as graduações e foi trazido por Nelio Naja. Um ano depois de sua chegada, foi fundada a Associação de Muay Thai do Brasil, seguido do primeiro campeonato, que aconteceu no Rio de Janeiro. Entre 1994 e 1998 muitos professores da modalidade largaram o Muay Thai para trabalhar com outras lutas, e os alunos não mais lotavam as academias. A recuperação do esporte aconteceu lentamente com a criação de grandes eventos esportivos em que o Muay Thai participava com outras lutas marciais.
Como o Muay Thai também se fundamenta em princípios budistas, as tradições que circundam a luta são carregadas de significado espiritual. Antes da luta, por exemplo, pode ser realizado uma dança lenta chamada Ram Muay. As saudações são típicas do sistema tailandês, o que faz com que todos os praticantes no Brasil cumprimentem treinador e colegas de treino, ao entrar e sair do local, com “Muay Thai”, “Thai” ou “Ossi”, que significam respeito, seja aos colegas de treino, seja aos professores.

O uso das faixas na cintura foi substituído pelo uso de uma corda no braço esquerdo próximo ao coração, chamado Prajied ou Kruang, com colorações definidas na chegada da luta ao Brasil:

  • Branca
  • Branca com ponta vermelha
  • Vermelha com ponta azul clara
  • Azul clara
  • Azul clara com ponta azul escura
  • Azul escura – Instrutor
  • Azul escura com ponta preta – Instrutor mestre
  • Preta – Professor
  • Preta e branca – Mestre
  • Preta, branca e vermelha – Grão Mestre

Já com a cor azul escura, é possível dar aulas de Muay Thai com autorização da CBMT. Apartir daí, o Muay Thai vem ganhando muitos adeptos ao longo dos anos exatamente por sua promessa de ganho de condicionamento físico e resistência.

Benefícios da luta

  1. Ajuda na autodefesa
  2. Queima até mil calorias por aula
  3. Melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório
  4. Aumenta a flexibilidade
  5. Promove a autoestima
  6. Acelera o metabolismo
  7. A longo prazo, melhora o sistema imunológico
  8. Trabalha vários músculos de uma vez
  9. Traz definição
  10. Promove ganho de força e agilidade
  11. Estimula a coordenação motora
  12. Alivia o stress
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment