Seriguela: Descubra TODOS os benefícios dessa fruta!

Seriguela: Descubra TODOS os benefícios dessa fruta!

A seriguela não é uma fruta muito comum para os brasileiros, a maioria, talvez, nunca tenha visto uma, ela é uma fruta exótica e não tão facilmente encontrada em supermercados. Mas se você não sabe, a seriguela possui diversos benefícios para a saúde, além de ser uma rica fonte de energia.

No artigo de hoje, você vai aprender sobre todos os benefícios dessa fruta exótica e qual é a melhor forma de consumi-la. Vamos conferir?

Benefícios da Seriguela

A seriguela melhora a digestão, por ser rica em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino, prevenindo e auxiliando no tratamento de doenças como diarreia, gases e disenteria.

Além disso, devido à grande quantidade de fibras presentes na fruta, ela auxilia no emagrecimento, pois as fibras dão a sensação de saciedade, por muito mais tempo.

Sem contar que ele é uma fruta com baixas calorias, cada 100 gramas de seriguela contêm cerca de 76 calorias.

Graças as fibras e outras propriedade, essa fruta também ajuda a abaixar o colesterol ruim, LDL. Ela é rica em ferro, por isso, ela é uma ótima fruta no combate da anemia, auxiliando o processo de oxigenação das células, fortalecendo todo o organismo.

E não para por aqui, a seriguela também é uma forte aliada do sistema imunológico, isso porque ela é rica em ferro e outros nutrientes, como vitamina A, B e C, fósforo e cálcio. E é um cicatrizante natural, eficaz no tratamento de feridas e queimaduras.

Muito usada pelos atletas, ela também é uma rica fonte de energia, os carboidratos e ferros presentes tornam a fruta uma bomba de energia para o organismo.

E, por fim, a seriguela previne o envelhecimento precoce, pois tem ação antioxidante no organismo, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

seriguela foto

Quantas calorias tem?

Como citamos acima, a seriguela é uma fruta com baixos níveis calóricos. Uma porção de 100 gramas de seriguela contêm apenas de 76 calorias.

Por isso,  é uma ótima fruta para acrescentar na dieta de quem deseja perder peso.

Por ser rica em fibras, ela dá uma maior sensação de saciedade por mais tempo e possui baixas quantidades de calorias. Além do mais, por ser composta por 75% de água, essa fruta tem ação diurética, ajudando a eliminar o acesso de água do corpo e o inchaço.

Como preparar o suco de seriguela

A seriguela pode ser consumida em maneira natural ou por meio de suco.  A planta que dá o fruto dé da mesma família da manga, caju, por isso, o suco pode ter um gosto parecido com esses sabores.

O fruto da fruta é conhecido por não ter um sabor muito acentuado, além do suco, a seriguela também é utilizada para preparar vinhos, sorvetes, licores e geleias.

Separamos 3 receitas deliciosas de suco de seriguela para você fazer em casa, se você nunca tomou suco de seriguela, podemos te adiantar que o suco é maravilhoso, além de todos os benefícios que ele oferece para saúde.

Então, vamos as receitas.

Receita de suco de seriguela simples

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 400g de polpa de seriguela
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo

  1. Primeiro, lave bem a fruta, coloque no liquidificador com 500 ml de água.
  2. Bata por cerca de 30 segundos, ou até que a semente se desprenda da poupa.
  3. Em seguida, coe e bata mais uma vez, acrescentando os outros 500 ml de água.
  4. Adoce a gosto e sirva!

suco de seriguela

Receita de suco de seriguela com mel de cacau

  • 1 litro de água
  • 300 gramas de polpa de seriguela
  • Mel de cacau

Modo de preparo

  1. Primeiro, lave bem a fruta  e coloque no liquidificador com meio litro de água.
  2. Após bater por 30 segundos, ou até que a semente se desprenda da polpa, coe, acrescente o resto da água e em seguida, o mel de cacau a gosto.
  3. Deixe na geladeira ou adicione gelo, esse suco fica melhor servido gelado.

Além do suco, como citamos, a fruta também pode ser usada para fazer mais uma porção de coisas saudáveis, como geleia, compota e sorvete. Todas essas receitas são extremamente saudáveis, com diversos benéficos para o organismo.

No Brasil, apenas no Nordeste ela é consumida com mais frequência, mas, talvez, seja a hora de todos os brasileiros conhecerem os benefícios dessa fruta e incluírem em seus cardápios.

Tem interesse sobre os benefícios da fruta, então não deixe de conferir, benefícios do abacate e benefícios da amora.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment