Óleo de copaíba: Quais as principais indicações de uso?

Óleo de copaíba: Quais as principais indicações de uso?

O óleo de copaíba, também conhecido como o “óleo da vida”, é extraído da árvore de mesmo nome e presente na Amazônia. Com diversas propriedades medicinais, esse óleo é um poderoso agente para diversos problemas de saúde. Assim, conheça quais são as principais indicações de uso.

Indicações de uso do óleo de copaíba

Podendo ser ingerido ou usado de forma tópica, o óleo de copaíba pode agir e ajudar a tratar diversas doenças. Assim, conheça as principais indicações de uso.

Como anti-inflamatório

Inflamações internas ou externas podem ser combatidas com a ajuda desse óleo, que possui ação antibacteriana.

Assim, a ingestão desse óleo pode melhorar quadros de inflamações das vias respiratórias ou urinárias. Seu uso tópico, por sua vez, pode ajudar a melhorar e impedir a propagação de infecções.

Como expectorante

Por ter ação anti-inflamatória, a ingestão desse óleo atua como um poderoso expectorante, desobstruindo as vias áreas e eliminando as secreções do pulmão.

Isso ajuda a diminuir tosses, pigarros e pode ajudar em casos de gripes e resfriados.

Como cicatrizante

Como possui propriedades antissépticas, pode-se fazer uso tópico do óleo de copaíba para tratar de feridas e machucados em geral. Além disso, ele possui efeito cicatrizante e calmante da pele, ajudando na recuperação em caso de feridas e lesões.

Apesar disso, ele não deve ser usado em cima de queimaduras ou de feridas extensivamente graves.

Como antimicósico

Quem sofre com as micoses pode encontrar no óleo de copaíba um grande aliado, já que essa substância impede a propagação ou mesmo destrói fungos microscópicos.

Assim, o processo de micose é melhorado com o uso desse óleo, incluindo micoses na pele e no couro cabeludo.

Como diurético

A ingestão desse óleo também aumenta a micção, fazendo com que ele funcione como um diurético.

Além disso, ele também possui ação para ajudar a reduzir a pressão arterial, já que os diuréticos são formas eficazes de controlar a hipertensão.

Como laxante

O óleo oriundo da copaíba também funciona como laxante, melhorando o trânsito intestinal e evitando a formação de gases.

Além disso, é capaz de controlar a disenteria, já que essa pode ser causada por uma infecção bacteriana.

Como hidratante

Por ser emoliente, esse óleo ajuda na hidratação de áreas ressecadas quando seu uso tópico é feito. Também é capaz de acalmar e hidratar mucosas irritadas com a sua ingestão.

Onde comprar o óleo de copaíba?

Atualmente indicamos a loja Natue para comprar óleo de copaíba além de outros produtos naturais!

botao-natue

Contraindicação do uso

Mesmo sendo um remédio natural, entretanto, o uso desse óleo não é indicado para grávidas ou lactantes – especialmente sua ingestão.

Pessoas que sofreram queimaduras ou que tiverem lesões extensas também não devem aplicar o óleo nas regiões afetadas.

Consulte seu médico

Apesar de todos os seus benefícios é preciso conversar com o seu médico antes de começar a fazer uso desse óleo, pois assim você terá um acompanhamento da sua saúde e receberá melhores indicações do uso.

Assim, conhecendo as indicações de uso do óleo de copaíba é possível utilizar a natureza como uma grande aliada no combate de doenças e infecções em geral. Respeite, entretanto, as contraindicações e converse com seu médico antes de começar o uso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Óleo de copaíba: Quais as principais indicações de uso?

  1. Queria saber se a Copaiba é realmente expectorante ou ela prende o muco nos pulmões. Pois já ouvi isso de um senhor experiente. Estou tomando a Coapaiba e senti exatamente o que disse, parecendo prender o muco ao invés de expelir. Já procurei em vários sites e ninguém realmente comenta. Podem me Ajudar?

Add Comment