Óleo de coco: Quais os benefícios? Emagrece? No cabelo? Na pele?

Óleo de coco: Quais os benefícios? Emagrece? No cabelo? Na pele?

Por causa da sua grande quantidade de gordura saturada, o óleo de coco ficou por muito tempo no ostracismo. Mas atualmente vem ganhando muita popularidade por ter-se percebido que a gordura advinda desse óleo não é a mesma de outros tipos. Ele contém diversos compostos muito úteis para o organismo humano como o ácido caprílico, cáprico e láurico. No entanto, é importante prestar atenção na marca que você irá comprar, porque muitas delas processam o óleo em temperaturas altas destruindo alguns benefícios. Quer saber mais sobre o óleo de coco, seus benefícios e como usa-lo? Confira essas e outras informações aqui!

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco, é como o próprio nome já diz um óleo extraído da fruta. Existem duas formas de óleo de coco: o refinado, que é feito a partir do coco seco e o extra virgem que é feito através do coco natural. Seu estado em temperatura ambiente mais altas é o líquido, porém em temperaturas mais baixas ele adquire o estado pastoso e fica esbranquiçado. É um produto bem versátil, que pode ser utilizado de várias formas e para vários fins e que traz diversos benefícios para saúde. Vamos te apresentar alguns deles aqui.

  • Contra infecções e feridas dermatológicas

Se o óleo for colocado em chagas e feridas, novas infecções por estafilococos podem ser evitadas. Além disso, as feridas que tiveram aplicação do óleo apresentaram cura mais rápida com reticulação de colágeno aumentada. Segundo estudos, ele é útil para tratar pacientes com dermatites.

  • Hipotireoidismo

Muitos se beneficiam do consumo do óleo contra os sintomas do hipotireoidismo, embora não existam provas cientificas para isso. Há casos de pessoas que pararam o uso da medicação e tiveram melhoras ou até reversão do caso apenas com o óleo de coco. Mas lembre-se, não existe nenhuma prova que ateste o fato, portanto nunca pare de tomar os seus remédios sem consultar um médico!

  • Melhora no sistema gástrico.

Também foram apontados benefícios em pessoas com problemas gástricos, como a indigestão e síndrome do intestino irritável. Isso  por causa do combate à bactérias que prejudicam o sistema digestivo.

  • Melhora a imunidade

Isso é possível graças ao ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo pois eles modulam o sistema imunológico. Ele possui  grande eficácia contra fungos, vírus e bactérias.

óleo de coco

  • Evita prisão de ventre

Por ser um alimento gorduroso, ele auxilia na digestão, pois se mistura ao bolo alimentar, o que facilita a passagem por todo o sistema digestivo. O  ácido láurico, presente no óleo de coco possui propriedades antibacterianas, que ajudam a eliminar as bactérias ruins do intestino, favorecendo a flora e melhorando o funcionamento do intestino.

  • Ajuda a controlar o colesterol

Vários estudos feitos já mostraram a eficiência do óleo de coco em aumentar o HDL, que é o colesterol bom. Porém a ressalvas e alguns especialista devem pedem testes adicionais antes dele ser recomendado para isso.

 

É verdade que emagrece?

Se já existem esses benefícios supracitados, a perda de peso também é visível com o consumo do óleo de coco. Mesmo que esse seja um alimento que é um tipo de gordura, estudos já comprovaram perda de gordura abdominal em mulheres que o consumiam. Isso porque o corpo usa o óleo para energia devido aos seus ácidos graxos de cadeia média. Assim, a gordura dele não é armazenada. Além disso, estrias também podem ser reduzidas com o uso do alimento. É quase como um 2 em 1.

Outra forma que o óleo de coco ajuda a emagrecer é a través do ácido láurico. Ele faz com que as células trabalharem mais rápido e assim consumem mais calorias. Isso evita o acúmulo de gordura e favorece a perda de peso. Outro benefícios o óleo para o processo de emagrecimento é que ele gera saciedade. Seus componentes ativam hôrmonios que estão diretamente ligados a sensação de saciedade. Ou seja, consumir uma colher de óleo de coco, quantidade recomendada por dia, faz você sentir menos fome e assim ingerir menos calorias.

Como usar óleo de coco para emagrecer?

Você pode consumir por dia um pouco mais que uma colher de óleo de coco. Para isso, você pode substituir o óleo de soja pelo óleo de coco na preparação de algum alimento, ou adiciona-lo em sucos, saladas, chás e até café.


Veja aqui um receita para emagrecer com óleo de oco e café!


Óleo de coco em cápsulas

Para usufruir de todos os benefícios do óleo de coco, você também pode utilizar o óleo de coco em cápsulas. Existem várias marcas e opções desse tipo de produto e as cápsulas vem com a quantidade exata que você deve consumir para ter os benefícios sem prejudicar a saúde.

óleo de coco em cápsulas

Onde comprar?

Você consegue encontrar esse produto em algumas farmácias, mas principalmente em lojas de suplemento. Uma opção confiável e com bons preços é a Netshoes, que vem crescendo bastante no ramo de suplementos. Caso queira conferir as opções e preços, clique no cotão abaixo, você será redirecionado para a Página de Vendas de Óleo de Coco em cápsulas da Netshoes.

Óleo de coco para o cabelo

O Óleo de coco tem ganhado bastante fama como excelente aliado da beleza e saúde dos cabelos, pois ela gera diversos benefícios para o mesmo. Isso porque ele tem propriedades hidratantes e penetra facilmente nos fios, levando além de nutrientes partículas de água. O óleo possui muitos ácidos graxos, ele fortalece o cabelo e também é emoliente. Todas essas características o tornam um excelente ator de nutrição dos fios, levando aos cabelos os nutrientes que ele precisa para ter beleza e saúde.

Como usar?

O óleo de coco é usado nos cabelos de várias formas, as mais comuns é através da Umectação e através da famosas misturinhas. Vamos te mostrar a melhor maneira de usar.

Umectação

Para usar o óleo de coco na umectação, basta você aplicar o produto puro mecha por mecha em todos os fios. O cabelo deve estar seco e não precisa estar limpo. Você também pode aplica-lo no couro cabelo, fazendo massagem, pois isso melhora a circulação sanguínea da área. Para fazer a umectação você deve deixar o produto agir por no mínimo 1 horas. Uma opção muito adotada é dormir com ele nos fios e tirar pela manhã, ao acordar.

Atenção: O óleo de coco para aplicar nos cabelos deve ser extra virgem.

Também é importante dizer que você deve aplica-lo nos fios em estado liquido. Se a temperatura estiver baixa e ele estiver pastoso, aqueça um pouco antes de aplicar. Mas não aqueça demais e de jeito nenhum deixe ferver, pois isso pode dá fim a suas propriedades.

Misturado ao creme de tratamento

Outra forma de usar o óleo de coco é misturar um pequena quantidade ao seu creme habitual de hidratação ou de nutrição. Isso vai potencializar os efeitos da máscara.

aplicando óleo de coco nos cabelos

Para pele

O óleo de coco também pode ser utilizado como um excelente hidratante corporal. Isso porque, devido ao seu baixo peso molecular e pela forma que ele se ligas as proteínas, é capaz de penetrar pele mais profundamente profundo do os cremes hidratantes tradicionais.

Como usar?

Você também pode usar o óleo de coco nas pele, com algumas receitinhas e até puro se sua pele estiver muito ressecada. Veja algumas formas de usar:

Esfoliante

Uma opção é criar um esfoliante misturando o óleo de coco com a açúcar de coco. Você pode aplicar em todo o corpo.

Sabonete para o rosto

Você pode criar um sabonete para o rosto utilizando o óleo de coco e outros ingredientes. Ele é ótimo para o rosto devido a suas propriedades antibacterianas e ao seu poder de hidratação. Veja o que você precisa:

  • 1 xícara de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 5 gotas de óleo essencial de incenso
  • 5 gotas de óleo essencial de limão
  • Jarra de vidro

Modo de fazer

Basta derreter o óleo de coco, caso esteja em estado pastoso, e misturar os outros ingredientes. Depois é só colocar em um pote de vidro com tampa.

Obs: Caso você sofra com acne substitua na receita óleo de incenso e óleosde limão por 10 gotas de óleo essencial de árvore de chá.

aplicando óleo de coco na pele

Cuidados com óleo de coco

Apesar de oferecer diversos benefícios, é preciso se atentar a alguns cuidados com o óleo de coco.

  • Apesar de ajudar aumentar o HDL (colesterol bom), aparentemente ele também pode acabar aumentando o LDL (colesterol ruim)
  • Ajuda a combater a prisão de ventre, mas em excesso pode causar diarreia.
  • Não exagere o uso do óleo puro nos cabelos, pois isso pode causar efeito reverso, ou seja, ressecá-los.

Gostou das nossas dicas sobre o óleo de coco? Tem mais alguma? Compartilhe com a gente deixando seu comentário!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment