Leite faz mal? Veja os mitos e verdades sobre aqui!

Leite faz mal? Veja os mitos e verdades sobre aqui!

Fonte de proteína e cálcio, o leite nosso de cada dia gera muitas dúvidas sobre os seus benefícios e malefícios para a saúde. Dividido entre quem defende o consumo diário e quem não recomenda tanto, é inegável que a bebida possui vitaminas e sais minerais que auxiliam no bom funcionamento do corpo. Mas a dúvida persiste, afinal, leite faz mal?

Leite faz mal?

De modo geral e para pessoas saudáveis, o leite dificilmente irá apresentar malefícios para a saúde. Muito pelo contrário, ele pode ser fonte de vitaminas que fazem bem para o organismo. Mas caso a pessoa tiver algum problema de saúde ou doença em que os componentes da bebida podem piorar o estado, o consumo deve ser repensado e maneirado. Isso principalmente para quem sofre de intolerância à lactose.

Traz problemas para o fígado?

O leite não faz mal se você estiver com o fígado saudável. O que acontece é que ele pode ser ruim para aquelas pessoas que já possuem o fígado danificado por alguma razão. O motivo disso é que o consumo de alimento de origem animal pode fazer com que a pessoa não consiga metabolizar as proteínas de forma adequada ou realizar a quebra de aminoácidos que são produzidos no organismo devidamente. Desta forma, recomenda-se a redução do consumo ou eliminação total conforme orientações médicas. Isso serve para outros laticínios como queijo, iogurte e ovos.

Leite causa pedras no Rins?

Muito se fala que a ingestão de leite pode causar pedras nos rins, mas especialistas afirmam que banir o líquido do consumo não é a solução indicada para evitar esse problema. O que acontece é que o cálculo renal está relacionado com o excesso de ingestão do cálcio (mineral encontrado em abundância no leite) e por isso muitas pessoas passam a limitar o consumo do leite. Mas é importante ressaltar que a melhor forma de prevenir o problemas nos rins é bebendo bastante água, evitando álcool e sal em excesso.

Provoca problemas no estômago?

Pode ser que sim, pois o consumo de leite pode provocar um aumento no suco gástrico para digestão dos nutrientes. Mas isso também poderá fazer realmente mal caso a pessoa já tenha predisposição à problemas relacionados ao estômago.

Leite faz mal para pele?

Isso é algo que muitos falam, mas que não é completamente comprovado. A relação que pode existir entre o consumo de leite e problemas na pele (como acnes, espinhas etc) é porque os hormônios das vacas podem funcionar como pré-hormônios no sistema enzimático das glândulas de gordura – hormônios estes que são semelhantes aos que causam a acne nos humanos.

Leite influencia no refluxo?

Quem sofre com refluxo gástrico pode ter que diminuir o consumo de leite pois não é indicado que pessoas com esse problema ingiram alimentos gordurosos. E querendo ou não, o leite é um alimento um pouco gorduroso. Por isso indica-se a redução da ingestão do líquido, mas sem ser necessário retirar completamente do cardápio.

Pode tomar leite a noite normalmente?

O leite pode fazer mal se consumido a noite caso você tenha refluxo, como citado no tópico anterior. Se não, pelo contrário, pode até promover uma noite de sono mais tranquila, pois possui substâncias que auxiliam na sua regulagem do sono como o Triptofano e a Vitamina B12.

derivados do leite faz malO leite engorda?

O leite pode contribuir para uns quilinhos a mais sim. Isso porque, como comentado, o leite é um alimento que possui gorduras em sua composição e também uma quantidade relevante de açúcar. Então se você está fechando a boca, é bom reduzir ou eliminar o leite da dieta. Uma opção é consumir versões de leite que tenham teor de gordura reduzido.

Alternativas para o uso do leite

Bem, se você enquadra nos tópicos em que o leite pode fazer mais mal do que bem para a saúde, existem algumas alternativas para você não ter que deixar de consumi-lo:

  • Beber leite orgânico que é um pouco mais caro que o leite comum, mas sua composição é livre de hormônios e medicamentos.
  • Beber leite de cabra.
  • Beber leite de soja ou amêndoas.

Eaí, você já sabia se o leite faz mal ou não para a saúde? O que achou? Deixe seu comentário pra gente!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment