Gelatina: Ela emagrece? Veja aqui todos os benefícios que ela traz para sua saúde!

Gelatina: Ela emagrece? Veja aqui todos os benefícios que ela traz para sua saúde!

Já ouviu dizer que gelatina é excelente para evitar diversas doenças? Listamos todas as vantagens desse alimento. Não perca mais tempo e saiba tudo a seguir!

São realmente impressionantes todos os benefícios que uma simples gelatina na quantidade certa diária pode trazer para o organismo. Médicos e especialistas têm cada vez mais receitado porções de gelatina aos pacientes para tratar da saúde e manter o peso ideal. Pensando em todas as vantagens que a gelatina pode trazer, pesquisamos e trouxemos para você no artigo de hoje tudo que você precisa saber sobre esse rico alimento. Descubra a seguir as maravilhas da gelatina.

O que é a gelatina? Do que é feita?

Primeiramente se faz necessário saber que a gelatina é uma substância natural e que sua proveniência é de tecidos de animais como pele e cartilagem, geralmente de origem bovina. A partir do cozimento desses tecidos se obtém a gelatina incolor, esse cozimento chama-se hidrólise parcial do colágeno, encontrado nos tendões, ossos e peles dos animais.

Benefícios da gelatina

A gelatina é composta praticamente de quase todos os aminoácidos que o nosso corpo necessita diariamente. Aminoácidos são proteínas, essas proteínas contidas na gelatina contém o colágeno tão importante para nossa pele, cabelo e unhas.

O consumo regular e adequado de gelatina diariamente poderá ajudar em diversas áreas da sua saúde, vamos exemplificar aqui alguns dos benefícios da gelatina como o colágeno presente que tem a finalidade de impedir que sua pele e tecido se deformem com o passar dos anos, o colágeno mantém sua pele firme e saudável, beneficia a estrutura dos ossos, tendões, cartilagens e são excelentes no tratamento de osteoporose e artrose, além de prevenir o aparecimento de tais doenças no organismo saudável.

Pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos podem encontrar na gelatina um ótimo alimento aliado na cicatrização do tecido.

Pele muito mais firme com gelatina

A partir dos 25 anos o organismo começa a reduzir a produção de colágeno que o nosso corpo precisa para manter a pele e tecido jovens, por isso diz-se que o envelhecimento começa a partir dos 25 anos. Para suprir as necessidades naturais do corpo, a gelatina é um ótimo alimento pra isso, composta de proteínas que contém grandes quantidades de colágeno que ajudarão a manter sua pele firme, sem flacidez da idade, ajuda a diminuir as celulites, ajuda a prevenir o aparecimento delas e de estrias no corpo.

Vale lembrar também que para manter uma pele jovem e firme deve-se tomar cuidado com a exposição solar e usar sempre filtro protetor ao sair de casa.

Gelatina engorda ou emagrece?

A gelatina em si não é um emagrecedor natural, é um alimento ideal para compor uma dieta para quem procura perder peso, pelo fato de a gelatina conter grande quantidade de proteína, que é ideal para quem precisa substituir uma refeição pesada e calórica, a gelatina irá saciar a sua fome por muitas horas contendo pouquíssimas calorias.

Vale ressaltar que para compor sua dieta você deve escolher gelatinas diet, que são livres de açúcar. As gelatinas comuns contêm muitas calorias por causa do açúcar adicionado.

gelatina

Uma ótima alternativa para sua dieta e como forma de você variar o consumo de gelatina é você bater no liquidificador iogurte light de sua preferência e adicionar uma colher de sopa de gelatina e pronto! Terá um iogurte natural, saudável e cheio de colágeno para o seu corpo, além de manter seu organismo saciado por mais tempo.

A gelatina só irá engordar se você consumir a gelatina comum cheia de açúcar juntamente com outros alimentos cheios de calorias.

Para perder peso você deve combinar alimentos com poucas calorias a uma rotina de exercícios aeróbicos, boas noites de sono e qualidade de vida.

Fortalece ossos e articulações

Outro benefício muito importante sobre a gelatina é o fornecimento que ela proporciona ao organismo de todos os aminoácidos necessários e a alta concentração de proteínas para reforçar a saúde dos ossos, tendões e articulações. A prolina e a glicina presentes em sua composição deixam as articulações mais hidratadas protegendo de futuras rupturas e fraturas.

Além de amenizar dores articulares, o consumo da gelatina ajuda a prevenir artrites, artroses e osteoporose.

Por esse fato, pessoas idosas devem incluir em seu cardápio diário porções ideais de gelatinas para que o colágeno perdido diariamente seja reposto.

Melhora o cabelo e unhas

Por conter as grandes quantidades de colágeno e proteínas, a gelatina tem o poder de modificar e melhorar muito a estrutura do seu cabelo e unhas, deixando-os mais fortes e saudáveis, com menos propensão à quebra.

Como puderam perceber são diversos os benefícios que a gelatina traz para o organismo e você pode prepara-la de várias formas diferentes, com frutas, iogurtes e shakes.

Para dúvidas e sugestões nos deixe comentários. Até a próxima!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment