Fibras alimentares e sua importância!

Fibras alimentares e sua importância!

Indispensável para um trânsito intestinal saudável, o nome fibras alimentares inclui partes comestíveis de vegetais que nosso corpo não consegue digerir e absorver. Embora não tenham papel nutricional, desempenham funções importantes relativas à digestão, movimentação do intestino e controle de peso, e esse artigo falará um pouco mais sobre sua importância. Então não deixe de ler!

Fibras alimentares: O que é? Para que serve?

As fibras são como a parte dos carboidratos de origem vegetal, resistente à digestão e absorção no intestino delgado. Portanto, após ingeridas, as fibras chegam intactas ao nosso intestino grosso, local em que sofrem fermentação, proporcionando assim diversos benefícios.

fibras alimentares

fibras alimentares

Fibras solúveis x insolúveis

A diferença básica entre as duas é que a fibra solúvel tem propriedades que fazem com que ela possa se misturar com a água, o que não é o caso da insolúvel, que basicamente não sofre nenhum tipo de degradação no intestino e sai do organismo da mesma forma.

Ainda existe um terceiro tipo de fibra alimentar pouco comentado que é a fibra prebiótica, que são sacarídeos vegetais que chegam ao intestino intactos e são aproveitados por microorganismos benéficos para nossa saúde.fibras alimentares

Função e benefícios das fibras em nosso organismo

Não é segredo que as fibras alimentares são necessárias ao nosso organismo. Mas você sabe exatamente o que ela pode fazer pelo seu corpo? Abaixo listamos algumas funções e benefícios das fibras alimentares, para você saber exatamente como elas agem no nosso corpo ao serem consumidas. Vamos conferir?

  • Promove a saciedade

Absorvendo água e criando uma espécie de gel, as fibras solúveis criam sensação de saciedade por mais tempo pois retardam o esvaziamento gástrico, ajudando nas dietas para perda de peso.

Além disso, a presença de fibras estimula a mastigação, que envia sinais ao cérebro de que você está saciado.

  • Controle Glicêmico

Ao retardar o esvaziamento gástrico, elas impedem que a glicose seja absorvida toda de uma vez ou muito rapidamente, o que causa picos glicêmicos.

  • Controle dos níveis de colesterol

As fibras são atraídas pela gordura, e já que não são digeríveis, elas fazem com que o organismo a absorvam menos. São especialmente utilizadas por quem necessita controlar o colesterol.

  • Melhora o trânsito intestinal

As fibras alimentares aumentam o bolo fecal e promovem o movimento peristáltico, que é o que faz com que haja movimentação no intestino. Além disso, comer a quantidade ideal de fibras promove fezes macias e impedem a prisão de ventre.

  • Proteção

As fibras fazem a manutenção do intestino, mantendo a mucosa intestinal saudável e contribuindo para melhor absorção dos nutrientes. Ao aumentar a movimentação no cólon, previne o câncer.

  • Bactérias

As fibras alimentares também servem como substrato para as bactérias que vivem em nosso organismo e auxiliam em nossa digestão, o que aumenta a proliferação de bactérias benéficas e reduz a quantidade de bactérias malignas.

Importância da água

Apesar das fibras serem muito importantes, seu consumo deve ser sempre acompanhado da ingestão de água. Se houver ingestão de fibras sem água, pode haver exatamente o oposto do que elas se destinam – a desconfortável prisão de ventre.

Exagero no consumo de fibras também resulta na diminuição da absorção de minerais importantes como ferro e zinco, e pode causar tanto prisão de ventre quanto diarréia.

Suplementos alimentares que possuem fibras – Alfacaps

Atualmente existem vários suplementos alimentares para suprir a demanda recomendada de fibras do nosso corpo. Abaixo vamos falar de um que tem feito muito sucesso com os brasileiros, contribuindo para uma vida mais saudável, e potencializando o processo de emagrecimento de forma definitiva. Veja abaixo tudo sobre o Alfacaps:

Onde posso comprar?

Que tal comprar o Alfacaps de forma rápida, segura e na comodidade da sua casa? Isso é possível, clicando no botão abaixo, você vai ser direcionado ao site oficial do Alfacaps. Lá poderá obter mais informações sobre o produto, além de realizar uma compra 100% segura, com vantagens incríveis.

Sim apenas pelo site oficial, você garante ofertas imperdíveis, assim como uma garantia especial, que torna sua compra totalmente SEM RISCOS.

Você não pode perder essa, não é? Então clique na imagem abaixo e descubra agora mesmo o que esse suplemento pode fazer por você.

O que é?

O Alfacaps é um suplemento poderoso composto de ingredientes naturais, que atuam no seu organismo como se fossem um gel, que aumentam a sua saciedade, ou seja, você sentirá menos fome, assim agem aumentando seus gastos calóricos ao longo do dia, acelerando seu metabolismo e diminuindo seu apetite.

Ou seja, se você procura eliminar alguns quilos de forma rápida, definitiva e saudável, esse suplemento é a melhor opção.

Qual é o preço?

Como já foi dito acima, apenas acessando o site oficial, você encontrará ofertas imperdíveis, com preços que cabem no seu bolso. Incrível, não é?

Geralmente são três ofertas, todas cheias de benefícios e vantagens, e você pode dividir dependendo da oferta que escolher em até 10 vezes pelo cartão de crédito. Confira abaixo os preços:


QUERO SABER MAIS SOBRE O ALFACPS!!


Quais são seus benefícios?

São inúmeros os benefícios que esse suplemento pode trazer para seu organismo, listamos abaixo alguns deles:

  • Melhora a qualidade do seu sono;
  • Diminui o inchaço e retenção de líquidos;
  • Diminui o apetite;
  • Efeito detox;
  • Pele mais bonita e saudável;
  • Diminui a ansiedade;
  • Combate a celulite e gordura;
  • Aumenta a queima de gordura;
  • Diminui as medidas;
  • Reduz a barriga;
  • Melhora a saúde;
  • Regula o intestino;
  • Acelera o metabolismo.

Onde encontrá-las?

Veja em quais alimentos você pode encontrar as fibras alimentareis:
fibras alimentares

Fibras solúveis

 Essencialmente se encontram em alimentos de origem vegetal, como frutas, leguminosas, verduras, cereais, frutas secas, nozes, etc.

Alguns exemplos são a aveia, a pêra, o maracujá, brócolis, pêssego e a tangerina.

Fibras insolúveis

Frutas com casca, farinha de trigo, farelos, grãos, sementes e algas contém esse tipo de fibra.

Alguns exemplos são a maçã, a batata, farelo de soja, agar-agar, ervilha, aspargos, limão, cereais integrais, etc.

Fibras alimentares ajudam no emagrecimento?

Se você busca perder uns quilos extras, tenho uma boa notícia pra você, as fibras alimentares ajudam sim no processo de emagrecimento. Mas como? Bom, as fibras além de prolongar a sensação de saciedade, fazendo com que você sinta menos, e não coma em excesso, ela diminui a absorção de gordura do nosso corpo.

No entanto, é importante e necessário combinar o consumo de fibras com a ingestão de líquidos e outros alimentos saudáveis, além da prática de exercícios físicos.

Quantidade recomendada de fibras

A recomendação para adultos acima de 20 anos, é o consumo de pelo menos 25 a 35 gramas de fibras alimentares, sendo 70 a 75% de fibras solúveis e 25 a 30% de fibras solúveis, todo dia.

fibras alimentares

Dicas para aumentar o consumo de fibras

Montamos uma lista de dicas incríveis para te ajudar a aumentar o consumo de fibras nas suas refeições, veja abaixo:

  • Ao escolher arroz, pães e massas, prefira as versões integrais em substituição aos refinados.
  • Reserve pelo menos metade do prato para porção de legumes e verduras
  • Leia os rótulos dos produtos que você está comprando, e opte por aqueles que possuem mais fibras
  • Nos lanches intermediários inclua palitos de legumes crus, como cenoura, pepino
  • Muitos legumes podem ser ingeridos com as cascas, como batata e batata doce.

E ai gostou das dicas? Possui uma alimentação que inclua fibras?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment