Farinha de maracujá: Descubra aqui todos os seus benefícios e como fazer!

Farinha de maracujá: Descubra aqui todos os seus benefícios e como fazer!

Que o maracujá é uma fruta que dá para fazer várias receitas deliciosas, todo mundo já sabe. Mas você conhece as maravilhas da farinha de maracujá? Feita da parte branca da casca da fruta, ali você consegue retirar inúmeros nutrientes como vitamina b3, fósforo, ferro e cálcio, além de não conter glúten. Ficou curiosa para saber seus benefícios? Vamos te contar!

Para que serve?

A farinha por possuir uma grande quantidade de nutrientes, pode te auxiliar em algumas questões e melhorar sua saúde. Confira alguns dos seus benefícios:

  • Reduz as taxas de colesterol

Por possuir a pectina em sua composição, esse componente facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) no seu processo digestivo. Assim você consegue reduz as taxas de colesterol e ficar mais saudável.

  • Melhora o funcionamento do intestino

Para as pessoas que têm o intestino preso, a farinha de maracujá é uma ótima aliada. Ela possui uma grande quantidade de fibras que auxilia no bom funcionamento do intestino.

  • Ajuda a combater a diabetes

Ela ajuda tanto a prevenir quanto a tratar a diabetes. Isso acontece porque a fibra que fica na casca ajuda a diminuir a quantidade de insulina que chega no seu organismo e assim controla a sua glicose sanguínea reduzindo seus picos.

Farinha de maracujá emagrece?

Sim. Seus componentes também servem para te auxiliar na perda de peso. Isso acontece porque:

  •  A farinha de maracujá promove a sensação de saciedade pela sua quantidade de fibras presentes. Assim, com pouco alimento você se sentirá satisfeita e irá consumir menos calorias.
  • A farinha de maracujá ajuda a aumentar seu metabolismo porque controla a quantidade de glicose no seu sangue. Produzindo menos insulina, seu metabolismo acelera e não deixa que você acumule gordura. Desta forma, você queimará mais gordura de forma mais rápida.

Farinha de maracujá

Como fazer?

A farinha de maracujá pode ser feita de forma bem simples na sua casa. É só reservar um tempinho que a quantidade rende bem e você pode consumir por vários dias. Confira a receita:

Ingredientes:

  •  5 cascas de maracujá

Modo de preparo:

Primeiramente lave bem todas as casas dos maracujás. Coloque as casas higienizadas em uma assadeira e coloque para assar. Elas estarão boas quando estiverem secas e quebradiças. Retire do forno e espere esfriar. Depois bata as cascas no liquidificador até que fique como uma farinha. Após atingir a consistência, é só consumir e reservar em um pote com tampa.

Para tomar, o indicado para usufruir de todos os benefícios citados é 2 colheres da farinha de maracujá por dia. O mais recomendado é que você tome antes das principais refeições, como o almoço e o jantar. Mas é importante ressaltar que o seu consumo deve ser acompanhado de um bom copo de água para você se manter hidratada e os efeitos de saciedade serem eficazes. Você pode optar por consumir a colher de farinha pura mesmo ou misturar com outros alimentos para amenizar o gosto. Algumas ótimas opções para acompanhar a farinha são as saladas de frutas, tapioca, iogurte, tortas, suco verde e vitaminas.

Farinha de maracujá

Receita com farinha de maracujá

Além de acrescentar a farinha com outros alimentos, você pode transformar a farinha em uma comida. Confira a receita desse bolo bem light e delicioso!

  • Bolo com farinha de maracujá com raspas de limão

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • Raspas de limão a gosto
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 1/4 de xícara de água
  • 3/4 da xícara de farinha de maracujá
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de arroz
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:

Bata os ovos, açúcar, raspas de limão, sal e a água. Vá acrescentando cada ingrediente aos poucos para a massa ficar homogênea e mole. Coloque a mistura em um tigela e adicione aos poucos a farinha de maracujá, farinha de arroz e o fermento. Mexa até ter uma massa cremosa. Leve ao forno por 45 minutos e quando estiver assado, é só desligar e esperar esfriar!

Farinha de maracujá

Farinha de maracujá em cápsulas

Além da farinha que você prepara em casa, você também pode ingerir a farinha de maracujá na versão em cápsulas. Ela costuma ser uma melhor opção para quem tem pouco tempo para preparar e ingerir. A cápsula é mais fácil de levar na bolsa e te oferece maior agilidade na hora de tomar. Existem várias marcas que comercializam a farinha de maracujá em cápsulas que podem ser adquiridas em lojas específicas ou pela internet mesmo. O valor de um pote de 500 mg que vem com 60 cápsulas sai em torno de R$32.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment