Farinha de Berinjela

Farinha de Berinjela

Quando falamos da difícil tarefa de perder peso, é sempre bom citarmos alimentos que nos ajudam nessa missão. São alimentos que dão maior sensação de saciedade, diminuem a absorção da gordura pelo nosso organismo e ajudam na digestão, ajudando na perda e manutenção de peso. Nesse artigo, trataremos de um alimento que promete todas essas coisas: a farinha de berinjela.

A própria berinjela já era muito utilizada em dietas para perder peso, sendo um vegetal sem gordura nem colesterol, poucas calorias e muitas fibras. A farinha de berinjela é feita desidratando o vegetal assando-o e depois triturando, garantindo 40% de fibras solúveis e 100% de eficácia. A farinha pode ser utilizada misturada com iogurtes, arroz, saladas e ainda para fazer biscoitos e bolos, mas como têm baixa fermentação, nesse caso precisa ser misturada à farinha de trigo refinada.

Emagrecimento

A farinha de berinjela age em várias frentes para ajudar no emagrecimento. Exatamente por sua grande concentração de fibras, a farinha aumenta a sensação de saciedade, tornando a digestão mais lenta. As fibras formam uma espécie de gel no trato digestivo, que também age diminuindo a absorção de gordura pelo corpo, além de haver também controle da compulsão por doces. Isso acontece porque as fibras fazem com que a glicose liberada pelos alimentos seja liberada lentamente no organismo, ajudando também diabéticos no controle da doença.

Imunidade

A farinha de berinjela estimula as bactérias que habitam o intestino e fortalece as defesas do organismo, já que 60% das imunoglobinas estão no intestino. Os ácidos graxos presentes no alimento impedem que bactérias malignas cheguem à corrente sanguínea.

Antioxidantes

Ajudar na dieta não é o único benefício da berinjela. O vegetal contém antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, além de combaterem radicais livres que poderiam se desenvolver em um tumor ou câncer mais tarde.

Diurético

A farinha de berinjela possui leve ação diurética, ajudando na saúde dos rins e principalmente no caso de artrites causadas por ácido úrico alto, como a gota. Diminuindo a concentração de ácido úrico no sangue há diminuição no acúmulo de cristais nas articulações, que causam dor e incômodo em quem sofre desse tipo de doença.

Cápsula ou farinha?

A única diferença entre as duas é a praticidade. Com a cápsula, é só tomá-las junto às principais refeições e pronto. Entretanto, a farinha pode ser melhor caso você goste de exercer a criatividade na cozinha, pois pode experimentar todo tipo de receita utilizando esse alimento. Experimente misturar a farinha em sopas ou em sucos.

Como fazer

A receita é bastante simples. Lave um quilo de berinjela com casca, corte em fatias e as arrume em uma forma, levando ao forno até que fiquem bem desidratadas. Tire as fatias do forno e triture-as no processador de alimentos ou liquidificador até que se transformem em pó. Guarde em local fresco, de preferência na geladeira, em um recipiente bem fechado.

Onde comprar?

Se você não é uma pessoa muito fã dos faça-você-mesmo, pode comprar a farinha em casas de produtos naturais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment