Dieta para diabéticos: Veja o que você deve comer! Com dica de cardápio!

Dieta para diabéticos: Veja o que você deve comer! Com dica de cardápio!

Quem tem diabetes (tanto do tipo 1 quanto do tipo 2) precisa ter uma alimentação equilibrada e evitar alguns tipos de alimento, mas isso não significa que precise ser uma dieta tediosa e muito menos sem alimentos gostosos e que você goste. Pensar num cardápio especial todos os dias pode ser cansativo e trabalhoso, e por isso no artigo de hoje preparamos algumas dicas de dieta para diabéticos, para você montar um cardápio de acordo com o tipo de diabetes, e te ajudar a emagrecer ou ganhar peso de forma mais saudável.

Diferença entre diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2

Antes de dar dicas para os tipos diferentes de diabetes, é importante saber a diferença entre eles.

O Diabetes tipo 1 é mais comum em crianças e adolescentes, e acontece quando pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo e a glicose, então, não é absorvida pelas células. Já o diabetes tipo 2 é o tipo mais comum, principalmente em adultos, e surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz, ou quando o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar a glicemia.

Por causa dessa diferença, a alimentação de cada pessoa precisa ser diferente, de acordo com o seu tipo de diabetes, como vamos falar a seguir.

Dieta para diabéticos tipo 1?

A dieta para diabéticos tipo 1 não é muito diferente do que é recomendado para quem quer ter uma alimentação saudável, e inclui no cardápio muitas verduras, frutas, cereais, fibras e carnes magras. Além disso, diabéticos tipo 1 precisam estar atentos com a restrição a alimentos como carboidratos simples, gordura e o açúcar, evitando alimentos como o leite, pão, carne vermelha, manteiga, bolo, doces, sucos de caixinha e refrigerantes.

Dieta para diabéticos tipo 2?

A dieta para diabéticos tipo 2 é muito parecida com a dieta para diabéticos tipo 1, com a diferença da inclusão de alimentos ricos em fibra.

Como a diabetes tipo 2 normalmente é adquirida por conta da má alimentação ou por causa do estilo de vida do paciente, é importante cuidar da alimentação junto com o acompanhamento médico, e aqui a dica que faz a diferença é cumprir com os horários das refeições, para evitar aumentos bruscos na taxa de glicemia.

Dieta para diabéticos

Para emagrecer

Muitos diabéticos têm dúvida na hora de fazer uma dieta para emagrecer sem prejudicar a sua saúde, mas isso é possível, desde que cumpra os horários da alimentação e incluir alimentos saudáveis como os carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, proteínas magras, gorduras boas e fibras.

Outra dica importante é utilizar somente produtos diets e, se for necessário, utilizar a stevia para adoçar.

Anote essa dica de cardápio para emagrecer:

Café da manhã

  •  Um copo de café com leite desnatado
  • Uma fatia de pão integral com queijo branco

Dieta para diabéticos pão com queijo

Lanche da manhã

Uma xícara pequena de salada de frutas com 1 colher de sopa de farinha de linhaça ou chia

Dieta para diabéticos salada de frutas

Almoço

  • Salada crua à vontade priorizando vegetais verdes escuros com uma colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem para temperar;
  • Duas colheres de sopa de legumes como cenoura ou beterraba;
  • Três colheres de sopa de arroz integral;
  • Três colheres de sopa de feijão;
  • Uma porção média de filé de frango grelhado ou assado.

Dieta para diabéticos almoço

Lanche da tarde

  • Um iogurte desnatado com 1 colher de sopa de farelo de aveia
  • Uma laranja

Dieta para diabéticos iogurte

Jantar

  • Salada crua temperada com azeite de oliva extra virgem
  • Uma posta de peixe da sua preferência, grelhado ou assado

Dieta para diabéticos jantar

Ceia

Um copo de leite de soja ou leite de vaca desnatado batido com 6 morangos ou ½ abacate pequeno ou uma pera.

Cardápio?

Como falamos, para montar o cardápio da dieta para diabéticos, vai depender do tipo de diabetes, mas a dica básica é excluir fontes de açúcar, doces em geral, carboidratos e gorduras do cardápio de diabéticos tipo 1, e inserir bastante opção de alimentos ricos em fibras e reduzir os alimentos com alto teor de açúcar para o cardápio de diabéticos tipo 2.

Apesar das dicas mais amplas que demos anteriormente, é importante consultar um médico ou nutricionista para que ele monte um cardápio específico para o seu caso, de acordo com as suas necessidades e gostos pessoais.

Para ganhar peso

Por conta da restrição alimentar, principalmente das gorduras, açucares e carboidratos, muitos diabéticos podem perder peso, e precisar fazer uma dieta mais rica em calorias para ganhar peso. Nesse caso, o indicado é aumentar o número de refeições e a quantidade de alimentos, além de incluir lanches mais nutritivos e ricos em calorias entre as refeições, como as nozes, castanhas, frutas secas e queijos, por exemplo.

Gostou das nossas dicas e informações? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment