Como ler rótulos dos alimentos?

Como ler rótulos dos alimentos?

Quem tem restrições alimentares ou mesmo busca uma vida mais saudável só tem a ganhar ao conferir os rótulos dos alimentos. A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, fez com que se tornasse obrigatória a disposição de nutrientes e ingredientes dos alimentos, mas isso não faz tanto efeito se você não souber ler as siglas e valores ali expostos. Se quer saber mais, leia esse artigo.

O que é obrigatório

A presença de diferentes vitaminas e quais são elas é opcional, embora a maioria das empresas goste de expor esse valor para gerar valor para o alimento. Valor energético, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas e sódio presentes são características cuja informação no rótulo é obrigatória.

Alegações nutricionais

A ANVISA há algum tempo também modificou os critérios para as alegações nutricionais. Uma alegação nutricional é quando um produto informa, por exemplo, que é sem açúcar, ou fonte de determinado mineral. Os critérios se tornaram mais rigorosos, e isso visa proteger e informar o consumidor.

Lendo o rótulo

Porção – Esse valor indica a quantidade daquele determinado alimento que deve ser levada em conta em relação à quantidade de nutrientes.

Quantidade por porção x % VD – A quantidade por porção significa o valor de determinado nutriente, por exemplo, fibras, na quantidade da porção estabelecida anteriormente, por exemplo, trinta gramas. VD ou Valor Diária é a porcentagem que essa quantidade por porção irá preencher na cota daquele nutriente que precisa ser consumido por dia.

Valor energético – Medido em calorias (kcal) ou quilojoules (kJ) – outra unidade de medida de calor –, o valor energético representa a quantidade de energia que poderá ser produzida ao consumir uma porção X do alimento. Proporcionalmente, uma caloria equivale a 4,2 quilojoules. Geralmente a necessidade de um ser humano saudável adulto é de 2000 kcal.

Carboidratos É o principal combustível para o corpo humano, encontrado em pães, arroz e massas. Quando consumido em excesso, o que não é transformado em energia se acumula na forma de gordura corporal.

Proteínas – Pode-se dizer que as proteínas são os “tijolos” dos tecidos do corpo humano, além de trabalharem no transporte de determinadas vitaminas ao se ligarem a elas. Pessoas que buscam um corpo musculoso e definido devem buscar consumir boas fontes de proteína, como as carnes magras.

Fibras ou fibra alimentar – As fibras em sua grande maioria provém de vegetais, já que o corpo humano não consegue digeri-los, apenas absorver suas vitaminas. No estômago, algumas fibras agem aumentando a sensação de saciedade, enquanto no intestino elas se ligam a determinadas gorduras e impedem sua absorção. Garantem o bom funcionamento do intestino.

Gorduras totais / saturada – As gorduras totais representam a soma de todas as diferentes gorduras presentes no alimento. A saturada é a gordura do pior tipo, podendo ocasionar doenças do coração. As “boas” gorduras são os ácidos graxos, como Ômega 3, 6 e 9.

Sódio – Mesmo que tenha sua importância para o funcionamento cerebral, o excesso de sódio causa retenção líquida e inchaço. Está presente em grande quantidade em alimentos industrializados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Como ler rótulos dos alimentos?

  1. Simpatia Chico Xavier:
    Primeiro passo – Sempre as quartas-feiras prepare meio copo de água, e dentro da água, coloque grãos de arroz correspondentes à quantidade de quilos que deseja perder. Exemplo: Se deseja perder 10 Kg, coloque dentro da água 10 grãos de arroz.

    Alerta: Não coloque mais grãos do que realmente precisa, pois os quilos que você vier a perder serão recuperados.
    Segundo passo – Na noite da quarta-feira em que fez a simpatia você deve beber a água em que os grãos de arroz se encontram, e deixar os grãos intactos dentro do copo, depois de beber a água você deve completar novamente com meio copo de água.

    Terceiro passo – Na quinta-feira, segundo dia da simpatia, você deve beber a água do copo logo pela manhã em completo jejum. Após beber a água complete novamente o copo com mais meio copo de água.

    Quarto passo – Na sexta-feira você deve beber a água e junto com ela os grãos de arroz, e assim passar para próximo passo da simpatia para emagrecer.

    Depois de seguir o ritual do copo, você deve criar cartas escritas a mão correspondendo ao número de quilos que deseja perder. Se desejar emagrecer 10 Kg, precisa escrever 10 cartas. O conteúdo da carta é simpatia que você acabou de ler, não é todo esse texto, são somente as instruções.

    Depois de fazer o ritual do copo e enviar as suas cartas, basta esperar e observar o emagrecimento gradual. Sempre recebemos diversos e-mails de pessoas agradecendo essa dica, elas informam que é 100% GARANTIDO e que a simpatia para emagrecer é INFALÍVEL.

Add Comment