Chicória: Conheça seus benefícios e o que ela pode fazer pela sua saúde!

Chicória: Conheça seus benefícios e o que ela pode fazer pela sua saúde!

A chicória é uma erva originária da Ásia e Europa que atualmente já se encontra presente em todo mundo. Bastante usada na alimentação, essa planta possui propriedades medicinais que vão ajudar você a melhorar a sua saúde de forma simples e natural.

Em termos nutricionais a chicória é rica em vitaminas e minerais e esses são os agentes principais que fazem ela ser tão benéfica a saúde.

No texto abaixo você saberá mais a respeito dos benefícios dessa folha e como utilizá-la. Vamos conferir?

Benefícios da chicória

É sabido que as verduras em geral são grandes aliadas da saúde, geralmente ricas em vitaminas, as verduras complementam a alimentação, tornando a muito mais nutritiva e saudável.  Porém existem verduras que tem essas propriedades potencializadas, e é o caso da chicória.

A chicória é rica em vitaminas e minerais como zinco, manganês, cálcio, ferro, potássio, magnésio assim como vitaminas A, B6, C, E e K. A combinação de todos esses nutrientes fazem dessa planta um remédio natural e sem contra indicações.

Abaixo você confere quais os benefícios dessa folha para a saúde:

chicória imagem

Melhora a digestão

A chicória possui propriedades que a fazem melhorar a digestão para aqueles que sofrem desse problema, ela contém inulina que se caracteriza por ser um poderoso probiótico, dessa forma a inulina é muito usada no combate a diversos problemas intestinais e digestivos.

A inulina presente na chicória é usada no tratamento de refluxo, indigestão e azia pelo seu poder de reduzir a acidez do estômago.

Reduz as dores da artrite

A artrite se caracteriza pela inflamação das articulações e a planta possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a melhorar esse problema.

A chicória pode ser usada também para outros tipos de inflamações , melhorando as dores nas articulações, dores musculares e dores nas juntas, devido as mesmas propriedades.

Tratamento da prisão de ventre

Mais uma vez a inulina é a grande responsável por esse benefício, isso por que a inulina contém fibras naturais que vão ajudar o seu sistema digestivo a trabalhar melhor.

Por manter o funcionamento digestivo regular, a chicória pode ajudar a evitar diversos problemas relacionados à digestão.

Melhora o sistema imunológico

A chicória pode ser sua aliada para melhorar o seu sistema imunológico, isso mesmo! Ela deixa o seu organismo mais forte e resistente as doenças.

A verdura também possui efeitos antibacterianos para diversos tipos de bactérias.

Devida a ação antibacteriana, ela ajuda o seu organismo a combater diversos tipos de doenças causadas por esses agentes.

Reduz a ansiedade

Além de todos os benefícios apresentados, a chicória ajuda a diminuir a ansiedade, isso por que ela possui propriedades sedativas que ajudam a diminuir o estresse.

Ela também pode ser utilizada como remédio por aqueles que sofrem de insônia.

Como preparar a chicória?

De sabor levemente amargo, ela pode ser usada na preparação de diversos pratos e receitas, sendo consumida também in natura em saladas.

Uma boa dica para adicionar ela a sua alimentação é prepará-la refogada como complemento do almoço por exemplo.

Para preparar ela refogada, frite uma colher de café de alho em pouco óleo e adicione-a picada. Refogue até murchar.

 

chicória imagem

Outra dica de uso desse vegetal é usar a chicória no preparo de pizzas por exemplo. Você pode adicionar ela a sua pizza, além de ser muito saborosa nessa preparação, a chicória vai tornar seu alimento muito mais nutritivo.

Outra receita com ela que você pode adicionar a sua dieta, é fazendo o seu uso em molhos.

Essa verdura combina muito com molhos vermelhos e o seu uso nessas preparações deve ser irrestrito.

Ao preparar molho de tomate ou a bolonhesa, adicione ela, além de nutritivo, ficará uma delícia.

Chicória ajuda a emagrece?

Sim! Essa verdura ajuda a emagrecer. Por ser rica em oligofrutose e inulina, a chicória ajuda a promover os processos relacionados ao emagrecimento.

Ambos componentes ajudam a regular a grelina, que é um aminoácido responsável pela sensação de fome.

Como reduz a grelina, ela também reduz a vontade de comer, reduzindo a quantidade de calorias ingeridas.

Dessa forma ela se torna uma grande aliada no processo de emagrecimento.

Para ajudar no processo de emagrecimento você pode adicionar esses a sucos por exemplos, além de ser uma forma prática de ingestão, os sucos com essa folha são muito refrescantes.

Se interessa pelo assunto? Então você vai adorar saber nesse texto como pode incluir essa verdura na sua Dieta Detox!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment