Chá de Gengibre: Quais os benefícios? Como fazer? Emagrece?

Chá de Gengibre: Quais os benefícios? Como fazer? Emagrece?

Todo mundo sabe que na natureza a gente encontra vários ingredientes que oferecem benefícios para a nossa saúde e beleza. O gengibre, que é uma raiz poderosa, é um deles. No artigo de hoje vamos ensinar como preparar o chá de gengibre quente ou gelado, que já é usado na culinária asiática há mais de 5.000 anos e outras receitinhas. Também vamos falar sobre todos os benefícios que ele oferece, se ele realmente é um aliado para quem quer emagrecer e explicar porque você deve ter sempre gengibre em casa, principalmente agora que estamos no Inverno.

Como fazer chá de gengibre?

Indicamos usar a raiz fresca (vendida em feiras, supermercados e hortifrútis) em pedaços ou ralada para fazer o chá de gengibre, ao invés de comprar o chá em saquinho, para aproveitar melhor as suas propriedades naturais. Veja a receita a seguir:

  • Lave bem o gengibre fresco e corte 2 ou 3 centímetros (ou use 5 colheres de gengibre ralado na hora) para 1 litro de água
  • Ferva a água e adicione o gengibre.
  • Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe ferver por mais cerca de 10 minutos em fogo baixo.
  • Deixe mornar e coe antes de tomar. Beba o chá ainda quente ou leve à geladeira se preferir tomar o chá gelado.

Se quiser, adoce com açúcar mascavo ou com mel a gosto. O chá de gengibre que sobrou pode ser reaquecido para tomar depois, mas a dose diária recomendada é de 3 xícaras de chá por dia.

Chá de Gengibre

Quais os benefícios?

Como dissemos, o gengibre é uma raiz super poderosa, que tem propriedades bactericidas, fungicidas e anti-inflamatórias. Além disso ele:

  • É diurético
  • Alivia dores de estômago e enjoos
  • Melhora a digestão e a circulação sanguínea
  • Impulsiona o sistema imunológico e o metabolismo.
  • Ajuda a aumentar a sua energia
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue e o colesterol
  • Elimina as toxinas do fígado
  • Melhora a digestão
  • Ajuda a prevenir gazes e azia
  • Combate a dor de cabeça, o estresse e o envelhecimento precoce.

Vamos falar sobre outros benefícios do chá de gengibre a seguir.

Ajuda a emagrecer?

Apesar de o gengibre estimular o apetite, ele tem propriedades termogênicas. Ou seja, faz o nosso corpo produzir mais calor e gastar mais energia, o que facilita a perda de gordura corporal. Também já falamos que ele acelera o metabolismo, melhora a digestão e que tem ação diurética. Por isso, muitas pessoas usam o chá de gengibre com limão para emagrecer.

Você vai fazer a receita do chá de gengibre que ensinamos no começo desse artigo, adicionando o suco de um limão na mesma hora que adicionar o gengibre na água fervente. Se você  quiser potencializar os efeitos do chá de gengibre, substitua a água da receita por chá verde ou chá mate, já que ambos também são termogênicos e diuréticos. Evite adoçar a bebida, mesmo com açúcar mascavo, mel ou adoçante.

Se você combinar o chá de gengibre com limão com uma dieta balanceada e exercícios físicos, o resultado será ainda maior. É importante dizer que o gengibre também ajuda a recuperar a musculatura pós-treino e reduzir a dor muscular.

Chá de Gengibre para gripe

O chá de gengibre é considerado um analgésico natural. Por esse motivo é muito eficaz para gripe, resfriado e tosse. No Inverno é comum que você ou as crianças da sua família sejam atacados por esses problemas, que podem ser resolvidos rapidamente e de forma natural, com a receita que demos no início do artigo.

Atenção: O chá de gengibre é contra-indicado se a gripe ou resfriado vierem acompanhados de febre alta (acima de 38 graus).

Chá de Gengibre

Com alho

O chá de gengibre com alho também é uma ótima opção para gripes e resfriados, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo contra vírus e bactérias.

Aqui a receita é um pouco diferente:

  • Você vai ferver 1 litro de água e despejar sobre o recipiente (com tampa) que você tiver picado ou ralado 1 gengibre pequeno e 4 dentes de alho.
  • Tampe o recipiente e deixe descansar (infusão) por uma noite inteira
  • Comece a tomar no dia seguinte.

Chá de Gengibre com mel

O chá de gengibre tem um gosto bem forte e acentuado. Muitas pessoas preferem adoçar com mel ou açúcar mascavo para melhorar o sabor, mas além disso, o chá de gengibre com mel ajuda a melhorar o sistema imunológico. Se você tomar o chá quente conforme a receita que indicamos no início desse artigo, adicionar o mel e o suco de um limão, terá um xarope natural.

Quer conhecer os benefícios de outros chás? Veja também: Chá de picão , Kombucha, e Chá de canela

Gostou das nossas informações sobre o chá de gengibre? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment