Chá de Canela: saiba quais os seus efeitos e se ele é bom para a saúde

Chá de Canela: saiba quais os seus efeitos e se ele é bom para a saúde

O chá de canela é bastante conhecido para quem deseja adiantar o ciclo menstrual em dois a três dias. Isto por que a canela estimula a circulação sanguínea pelo coração, gerando contrações musculares, afetando o útero fazendo sangrar.

O nome científico da árvore caneleira é Cinnamomum Zeylanicum e possui de 10 a 15 metros com frutos roxos e semente única, com flores esverdeadas que forma brotos em forma de maços.

Quais os benefícios deste chá?

A canela é antioxidante e auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo (ela acalma o estômago, reduz a indigestão e alivia dores e desconfortos, inchaço e gases). Ela ajuda a equilibrar o colesterol e minimiza as chances de doenças do coração. E, por ser rica em ferro, cálcio e manganês, ela age nos tecidos conjuntivos e na glândula da tireoide. A canela ainda faz o sangue circular melhor, pois é um anticoagulante natural. Por isso é usada para melhorar a artrite, amenizando dores nas varizes e articulações.

Além destes, a canela ainda oferece os seguintes benefícios:

• Antisséptico bucal;
• Atenua sintomas de resfriados;
• Melhora a respiração;
• Alivia dores de cabeça e enxaquecas;
• Ameniza as dores molares;
• Controla cólicas leves;
• Alivia os gases;
• Inibi o apetite;
• Atua de forma antibiótica;
• Combate os radicais livres.

Chá de Canela acelera a Menstruação?

Saber o dia que a menstruação vai chegar é muito importante para as mulheres., para poderem marcar seus compromissos sem medo de surpresas. Ter este controle não é fácil e não é totalmente certo, mas há meios, como o chá de canela que ajuda a adiantar o sangramento em até três dias.

Ansiedade e preocupação são inimigos da menstruação, principalmente se estiver atrasada, ai que não desce mesmo. Há que se descabele quando a “visitinha” não chega, por isso, certa de que não está grávida, o chá de canela é indicado para acelerar o processo.

A canela acelera o metabolismo e o fluxo sanguíneo, fazendo com que a menstruação desça e pode até ajudar na dilatação para o parto, mas ai é preciso comunicar o médico para não ocorrer problemas.

Mas muita atenção! Se estiver com o período atrasado, antes de sair tomando chá, faça um exame de sangue e confirme que não está grávida. Tanto o chá de canela como outros, podem ser abortivos.
Como tomar o chá?
É preciso de três a cinco paus de canela e uma xícara de água. Primeiro esquente a água, sem deixar ferver junto com a canela, em seguida, deixe esfriar um pouco e tome. Repita este processo duas a seis vezes ao dia e reutilize os pedaços de canela. Faça isso por três dias.

#Dica para as futuras mamães

Assim como a canela, existem outros chás que devem ser evitados pelas gestantes. Proibidos na gravidez. São os que estimulam o metabolismo ou possuem muita cafeína. São eles: Bucinha, Rosa, Chá preto, verde, branco ou mate, erva de bicho e confrei.

Mas nem tudo está perdido, estes chás abaixo estão liberados para o consumo:
• Erva-doce;
• Colônia;
• Hortelã;
• Camomila
• Valeriana

Saiba diferenciar as canelas

Existem vários tipos de canela, a Cinnamomum Zeylanicum, conhecida também como canela-verdadeira, canela-da-índia ou canela-do-celião, esta é a que serve para o propósito de adiantar o fluxo menstrual.

A outra, conhecida como canela-da-china, canela falsa, não serve para isto e ainda pode trazer riscos à saúde. É preciso saber identificar, pois no Brasil a falsa é mais vendida que a verdadeira e mita gente não sabe qual é qual.

Verdadeira – Canela-da-índia: tem casca meio laranja e dourado, é mais fina e frágil, sendo fácil triturar/moer em casa. O aroma também é mais leve e adocicado e ela é mais cara.

Falsa – Canela-da-China: tem a casca dura e cor marrom, cor de terra. Tão dura que é difícil moer em casa e tem gosto mais forte, picante.

Vale ressaltar que cada organismo é de uma maneira e nem sempre o que funciona para uma pessoa vai funcionar para outra, por isso, se o chá de canela não servir para você, não fique triste, existem outros chás que podem servir para adiantar a menstruação também.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment