Benefícios do pepino:  Contamos tudo aqui!

Benefícios do pepino: Contamos tudo aqui!

Ter uma alimentação completa e nutritiva é fundamental para termos um corpo mais saudável, além de ajudar a promover maior bem-estar físico e mental. Existem muitos alimentos benéficos para a saúde e que também podem auxiliar na prevenção de diversas doenças.

Neste artigo, vamos lhe mostrar os maiores benefícios do pepino para a sua saúde e como você pode acrescentar este alimento no seu dia a dia.

Quais os benefícios do pepino para a sua saúde?

O pepino é um fruto originário das regiões mais quentes do norte da Índia e que contém uma variedade grande de tamanhos e tipos de frutos, possuindo uma baga suculenta e tendo uma coloração que varia do verde claro para o verde escuro. Ele contém muitas substâncias capazes de atuar em diversas funções, melhorando a saúde e auxiliando na prevenção de várias doenças.

Veja, a seguir, alguns dos maiores benefícios do pepino para a sua saúde:

É rico em vitaminas e minerais:

O pepino é rico em muitos nutrientes, entre eles a vitamina A, C, de diversas vitaminas do complexo B, entre elas a vitamina B5 que ajuda na formação da hemoglobina do sangue, além de fortalecer unhas e cabelos, a vitamina K que é muito importante no processo de coagulação do sangue, entre muitas outras.

O pepino também é rico em muitos minerais, tais como o cálcio, o ferro, o fósforo, o potássio, o magnésio e o zinco, sendo fundamentais em diversos processos do metabolismo;

Contém alto teor de água e baixas calorias:

O pepino tem elevada quantidade de água, em torno de 95% de sua composição, o que promove bastante a saciedade e o controle da fome, sendo uma ótima opção para ser usado como auxiliar nos processos de redução de peso.

Outra vantagem é a sua baixa quantidade de calorias, contendo, aproximadamente, 16 calorias para cada 100 g de alimento. Portanto, ele pode ser usado em qualquer receita, deixando sua dieta mais saborosa e ajudando no controle da fome;

Rico em substâncias bioativas:

O pepino contém substâncias bioativas capazes de melhorar diversos aspectos do nosso metabolismo e também auxilia na prevenção de muitas doenças. Ele contém um grupo de substâncias fenólicas chamadas de ligninas. Diversos estudos mostraram que elas auxiliam na redução dos riscos de vários tipos de câncer.

Além disso, o pepino também contém substâncias capazes de ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim e também ajuda na produção de insulina pelo corpo, prevenindo a diabetes;

Como aproveitar os benefícios do pepino para a sua saúde?

O pepino é mais consumido in natura e também como pepino para conserva, o chamado picles. Existem muitas receitas gostosas e práticas para quem deseja acrescentar o pepino na alimentação. Ele pode ser usado em saladas, em pratos quentes, como aperitivo, principalmente no caso do pepino em conserva, além de poder ser acrescentado, inclusive, em diversas receitas de sucos.

Você pode também criar suas próprias conservas em casa, colocando outros itens para aumentar ainda mais a quantidade de nutrientes das suas refeições e dos seus lanches.

Portanto, o pepino contém muitos benefícios para a sua saúde, sendo rico em diversos nutrientes, além de ser facilmente acrescentado no seu dia a dia.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment