Benefícios do iogurte: Descubra as vantagens de consumir este derivado!

Benefícios do iogurte: Descubra as vantagens de consumir este derivado!

As prateleiras dos supermercados estão cheias. São várias marcas, sabores e preços diferentes e independente da sua preferência, vale levar em consideração que o iogurte também pode oferecer vários benefícios para a sua saúde e beleza, dependendo dos ingredientes e da forma de preparo. Para você saber o que olhar no rótulo na próxima compra, fique de olho no artigo de hoje. Vamos falar todos os motivos que você tem para incluir o iogurte na sua dieta, os benefícios que ele oferece, falar dos tipos de iogurte e ensinar a fazer o seu próprio iogurte natural caseiro, com uma receita rápida, fácil e barata. Não perca mais tempo e confira todas as informações sobre os benefícios do iogurte.

Benefícios do iogurte

Durante o preparo do iogurte, a lactose, que é um tipo de açúcar, é transformada em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana. Isso faz com que o iogurte seja uma fonte de fermentos lácteos que ajudam a melhorar a digestão e oferecem benefícios para o organismo em geral.

  • Também ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal (chamadas probióticos).  Elas aumentam a imunidade e absorvem os nutrientes dos alimentos. Isso também favorece a produção da serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelo bom humor e a sensação de bem estar.
  • Como o iogurte é derivado do leite, é considerado uma boa fonte de cálcio, que protege e fortalece os ossos e os dentes. Por isso ajuda a prevenir doenças como a osteoporose, além de proteger o sistema nervoso.
  • As vitaminas do complexo B geralmente fazem parte da composição nutricional do iogurte. Essas vitaminas ajudam a melhorar o funcionamento intestinal e evitar a prisão de ventre, além de facilitar o metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos. As vitaminas do complexo B também ajudam a prevenir a depressão e a amenizar os sintomas do estresse.
  • É rico em proteínas, auxiliando na construção de músculos, e ingerida junto com o cálcio, ajuda a queimar gordura e promove a perda de peso.

Benefícios do iogurteBenefícios do iogurte natural

  • O iogurte natural tem um sabor suave e, além disso, tem todos os nutrientes do leite, como as proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Os seus micro-organismos vivos influenciam positivamente o organismo, melhorando também o funcionamento do sistema digestivo.
  • O iogurte natural tem poucas calorias (69 kcal em cada 100g) e pode ser consumido no café da manhã ou como lanche entre as refeições.

Como fazer iogurte natural caseiro?

Fazer iogurte natural em casa é muito fácil, simples e barato. Você vai precisar de 1 pote de iogurte natural sem açúcar, meio litro de leite para cada colher de iogurte que vai usar na receita, alguns frascos de vidro com tampa e jornal ou pano para manter a temperatura.

Modo de preparo:

  • Ferva os potes de vidro (e a tampa) por cerca de 10 minutos, para esterilizar.
  • Coloque uma colher de iogurte em cada pote de vidro. Esquente o leite em fogo baixo até que chegue a 85ºC (cerca de 10 minutos), mexendo sempre, para não queimar.
  • Retire do fogo e mexa de vez em quando, até a temperatura abaixar a 45ºC (aproximadamente 30 minutos em temperatura ambiente).
  • Coloque o leite nos frascos, enchendo-os o máximo possível para evitar a formação de ar dentro dos vidros. Mexa bem, para misturar com o iogurte.
  • Tampe os vidros e isole com o jornal ou o pano. Deixe descansar durante a noite, em lugar quente. No dia seguinte, retire o isolamento, deixe descansar por 10 minutos e depois coloque na geladeira. Deixe repousar na geladeira por 2 dias antes de consumir, para engrossar bastante.

Benefícios para os cabelos

Muitos alimentos servem para hidratar naturalmente os cabelos. O iogurte natural é muito benéfico para os cabelos ressecados, deixando os fios mais macios, eliminando o frizz e facilitando o penteado. Você também pode usar a receita que ensinamos,e acrescentar abacate, para potencializar a hidratação.

Benefícios do iogurte

Benefícios para a pele

Como o iogurte natural é rico em vitamina A (tanto o que você compra pronto ou o que você faz com a receita que ensinamos), pode ser usado como máscara facial, ajudando a suavizar rugas e marcas de expressão e a manter a firmeza da pele.

Benefícios do iogurte desnatado

O iogurte desnatado oferece os mesmos benefícios do iogurte natural.  Porém, por ser desnatado, tem menos gordura na sua fórmula que o iogurte natural. Por isso tem um valor calórico mais baixo. O iogurte desnatado é recomendado para quem quer emagrecer e também para quem precisa controlar os índices de colesterol.

Veja também: Benefícios da amora, Benefícios do suco de berinjela , Benefícios da Canela

Gostou das nossas dicas sobre os benefícios do Iogurte? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment