Benefícios do café

Benefícios do café

Junto aos estado unidenses, o brasileiro é uma das pessoas que mais consome café no mundo. Aqui já é tradição tomar um café para começar o dia, outro depois do almoço e ainda durante a tarde, acompanhando o lanche. Esse hábito não é apenas por conta do sabor forte e característico da bebida e a facilidade de fazer: vem do fato de que o café e a cafeína, sua principal substância, exercem vários benefícios no corpo humano. Quer saber mais? Continue a ler.

Amigo da dieta

A cafeína tem poder termogênico, o que significa que ela aumenta a temperatura do corpo e faz com que o gasto calórico seja maior do que o normal. Aliado à sua propriedade estimulante, quem toma café regularmente pode ter mais ânimo para enfrentar a academia e pegar pesado nas atividades.

Fonte de antioxidantes

Através de reações químicas naturais do organismo, certas moléculas nocivas acabam sendo produzidas e liberadas. Essas moléculas agem diretamente nas células, provocando envelhecimento precoce da pele e até mesmo causando tumores e câncer. A presença dos antioxidantes no café ajuda a proteger a pele, o coração e várias outras partes do corpo que poderiam ser atacados.

Bom para o cérebro

Estudos comprovam: o consumo regular de café ajuda a combater a demência em pessoas idosas, além de manter afastado o mal de Alzheimer e a doença de Parkinson, ambas doenças neurodegenerativas. Além disso, os mesmos estudos apontam que doses de cafeína podem contribuir consideravelmente para a memória.  

Antidepressivo

Embora tenha uma ação fraca, o café também age como um antidepressivo leve. Isso indica que ele ajuda a reduzir em até 50% as taxas de suicídio, tanto no caso de homens quanto de mulheres.

Contra os diabetes

As substâncias presentes no café ajudam a prevenir e combater as diabetes do tipo 2. Isso ocorre porque o ácido clorogênico e a trigonelina, ambos presentes na bebida, ajudam na redução tanto da insulina, quanto da glicose. A diabetes do tipo 2 se manifesta pois o pâncreas começa a ter problemas na produção de insulina, que faria com que as células absorvessem a glicose para formar energia.

Diurético natural

Quem sente os males da retenção de líquido encontrará no café um poderoso aliado: ele é naturalmente diurético, fazendo com que o corpo perca mais água por meio da urina. Isso ajuda a aliviar edemas por conta do excesso de líquido acumulado nos tecidos.

Melhor concentração

Você deve conhecer alguém que, para virar as noites estudando, tomava cápsulas de guaraná. Isso é por conta da cafeína, que tem efeito estimulante. Tomar café não só te ajuda a ficar mais acordado, como melhora sua concentração nos projetos e ainda aumenta sua energia naturalmente.

Bom para os pulmões

Como o café é consumido quente, ele ajuda a aliviar a constipação por ajudar a derreter o muco e abrir os canais respiratórios. Além disso, em um efeito broncodilatador e pode ajudar a prevenir e tratar a asma. A estimulação gerada pelo café também atinge os músculos respiratórios, melhorando seu desempenho.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment