Alimentos orgânicos: O que são? Quais os benefícios?

Alimentos orgânicos: O que são? Quais os benefícios?

Alimentar-se corretamente não significa apenas fazer as refeições certas nos horários corretos, mas também escolher corretamente a procedência dos alimentos. Nesse sentido, os alimentos orgânicos figuram cada vez mais como a opção de quem procura uma alternativa natural e mais saudável para a alimentação. Quer entender mais do assunto? Então continue lendo e veja o que são e quais os benefícios desses alimentos.

O que são?

Os alimentos orgânicos são todos os alimentos que não possuem qualquer tipo de interferência química ou de modificação genética para garantir a sua resistência a pragas, por exemplo.

Com isso, esses alimentos são livres de agrotóxicos, hormônios, organismos modificados geneticamente e adubos químicos. Em suma, esse tipo de alimento é livre de qualquer insumo que não seja estritamente natural.

Quais são os benefícios dos alimentos orgânicos?

Consumir alimentos orgânicos é uma questão que envolve uma melhoria na qualidade de vida em geral já que esses alimentos são capazes de trazer benefícios importantes para o consumo e para a saúde em geral. Dentre os benefícios estão:

Diminui a ingestão de substâncias tóxicas

Nas primeiras posições da lista dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, o Brasil consome uma quantidade de agrotóxicos que, se dividida entre os habitantes, resultaria em mais de 7 litros por habitante(1).

Embora isso não signifique que você ingira todos esses 7 litros, é bem verdade que uma fração, ainda que pequena, termine em seu organismo. Como essas substâncias não são metabolizadas, ao longo dos anos você pode sofrer de quadros de intoxicação por essas substâncias justamente por tentar ser saudável.

Com os alimentos orgânicos, por outro lado, isso não acontece já que são totalmente livres de insumos químicos, o que diminui a ingestão de substâncias tóxicas.

Reduz os riscos de câncer

Os fungicidas e herbicidas, especificamente, são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde(2) como agentes que podem ser fatores de risco para o aparecimento de cânceres diversos.

Isso se deve principalmente à natureza química desses componentes, que fazem com que o corpo sofra lesões e desenvolva um crescimento desordenado de células, que resulta em tumores malignos.

Por isso, ao consumir os orgânicos você reduz os riscos de sofrer com câncer que acontece devido à presença e acúmulo dessas substâncias no seu organismo.

Possuem melhor valor nutricional

Embora exista uma polêmica sobre qual tipo de alimento possui maior valor nutricional, é possível afirmar que os orgânicos possuem um melhor valor nutricional.

Isso significa que a disposição dos minerais e nutrientes formados e absorvidos por essas plantas tendem a garantir melhores resultados para o organismo. Seria o mesmo que dizer, por exemplo, que é mais saudável e há melhor valor nutricional ingerir 200 calorias de cenoura do que 200 calorias de chocolate.

São mais saborosos

Apesar de essa também ser uma questão relativamente subjetiva, experimente provar um alimento normal e uma versão orgânica do mesmo. É muito provável que a versão orgânica ganhe em sabor para você e se apresente mais fresco, natural e apetitoso.

Com isso, consumir alimentos que sejam orgânicos também garante mais qualidade das refeições em relação ao paladar, que se torna mais agradável.

Os alimentos orgânicos são alimentos livres de insumos químicos e potencialmente tóxicos, garantindo benefícios importantes para a saúde. Além de diminuir a toxicidade e riscos de câncer, esses alimentos também são mais saborosos e possuem melhor valor nutricional. Por isso, se você quiser uma alimentação mais saudável não deixe de considerar o consumo desses alimentos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment