Alimentos Funcionais: Descubra os benefícios e POR QUE deve inclui-los em sua dieta!

Alimentos Funcionais: Descubra os benefícios e POR QUE deve inclui-los em sua dieta!

Os alimentos funcionais são alimentos que possuem potencial de melhorar aspectos referente a saúde, diminuindo o risco de diversas doenças enquanto fornecem a nutrição diária recomendada por nutricionistas.

Se você está pensando em começar a adotar uma alimentação funcional, fique atento a algumas dicas que iremos dar nesse artigo e aprenda a fazer dos alimentos o seu remédio.

O que são alimentos funcionais?

O alimentos funcionais são os alimentos fortificados, enriquecidos, integrais ou até mesmo aprimorados que além de fornecer as necessidades diárias de nutrientes como vitaminas e minerais, melhoram a saúde e ajudam a evitar doenças.

Um exemplo de componente presente nos alimentos funcionais são os fitoquímicos, que são químicos e nutrientes encontrados principalmente em frutas, vegetais, grãos integrais, alimentos derivados de soja, especiarias e ervas.

Além, alimentos que possuem em sua composição antioxidantes também são considerados funcionais.

Antioxidantes são nutrientes que ajudam a destruir partículas prejudiciais no sangue, melhorando a saúde do organismo.

Benefícios

Os benefícios dos alimentos funcionais são variados, conforme o tipo de alimento que se irá saber qual os principais benefícios trazidos por ele.

Para que você entenda melhor confira abaixo alguns deles conforme seu tipo:

  1. Vegetais crucíferos: São vegetais como brócolis, couve flor e couve de Bruxelas. Esses vegetais trazem diversos benefícios para a saúde como um todo, além de possuírem diversos nutrientes e antioxidantes, eles ajudam a controlar a produção hormonal saudável.
  2. Sementes: Diversas sementes como o açaí, mirtilo e a amora demonstraram bons resultados como alimentos funcionais. Eles são ricos em componentes antioxidantes e outros nutrientes que melhoram a imunidade e evitam o crescimento anormal das células.
  3. Alimentos fermentados: Alimentos como o iogurte, coalhada e leites fermentados são ótimos enquanto alimentos funcionais. Eles são boas fontes de probióticos que ajudam a combates patógenos prejudiciais ao sistema digestivo e outras partes do corpo.

Na maioria todos os alimentos naturais e crus possuem características funcionais e de alguma forma vão estar ajudando a melhorar diversos aspectos da sua saúde quando consumidos da maneira correta.

Eles ajudam a emagrecer?

Como citado anteriormente, os alimentos funcionais são geralmente alimentos de origem vegetal e na sua forma integral e crua.

Ou seja, são alimentos saudáveis, que não possuem em sua composição gorduras prejudiciais e componentes químicos industriais.

Portanto adotar uma dieta funcional com esse tipo de alimento, quando não consumidos em excesso, pode ser muito benéfico ao emagrecimento.

Além de ajudar a manter o organismo saudável, eles possuem baixa quantidade de calorias.

Se você deseja emagrecer através desse tipo de alimentação, deve ficar atento e tomar cuidado com alguns alimentos que apesar de funcionais, possuem grande quantidade de calorias.

Como é o caso dos ricos em carboidratos e gorduras vegetais.

Top 05 alimentos funcionais

Confira abaixo uma lista dos cinco melhores alimentos que lhe ajudam a curar e prevenir doenças através da alimentação. Esses alimentos são fáceis de encontrar e podem ser substitutos de diversos medicamentos químicos de laboratório.

  1. Peixes gordos: Os peixes gordos possuem em sua composição uma grande quantidade de ômega 3 como é o caso do salmão e do atum. O ômega 3 ajuda a diminuir o triglicérides, colesterol e o risco de doenças coronárias.
  2.  Aveia: A aveia é rica em betaglucano e em um fitoquímico chamado saponina. Esses componentes ajudam a diminuir o colesterol ruim e a pressão sanguínea, sendo um ótimo alimento para quem sofre de pressão alta.
  3. Tomates:  Os tomates possuem uma grande quantidade de licopenos, que foi demonstrado por estudos como um ótimo nutriente na redução e prevenção de diversos tipos de canceres como o de próstata por exemplo.
  4. Oleaginosas: As oleaginosas são alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9 e ajudam na redução do colesterol, melhora dos funcionamentos cardíacos, prevenção de alguns tipos de câncer, além de ajudar a regular o funcionamento do intestino.
  5. Folhas verdes: As folhas verdes como alface, agrião, couve e rúcula são ricas em fitoquímicos como carotenoides, apigenina, luteína e zeaxantina. Esses nutrientes ajudam a proteger o organismo de diversos tipos de câncer e a melhorar o sistema imunológico.

Livro 101 Receitas Funcionais

E para deixar ainda mais fácil a sua alimentação do dia a dia você pode contar com a ajuda do e-book 101 Receitas Funcionais, que tem um cardápio completo para você ter opções para o o café da manhã, para os lanches, almoço e jantar, e até mesmo para aqueles momentos em que precisa de um doce ou uma sobremesa.

Todas as receitas foram selecionadas pesando em facilitar a sua vida e para serem fáceis de serem feitas na sua casa em qualquer hora do dia e com os ingredientes que você já tem, sem precisar de nada muito elaborado.

Para fazer dieta não é preciso parar de comer o que gosta, muito mesmo precisa de gastar com produtos caros ou comidas que difíceis de serem preparadas.

Pois a comida do dia a dia, preparada da maneira correta, pode é um alimento funcional que ajuda no emagrecimento saudável.

Por isso, esse é o livro de receitas feito para quem deseja facilidade na hora de cozinhar e de se manter na dieta.

101 receitas funcionais

Onde comprar? O que vem com o Livro de Receitas?

E além do livro digital, que você recebe assim que efetua a compra, você ainda leva de graça mais 3 bônus que vão ajudar a ter um emagrecimento ainda mais rápido, pois são dicas para como se manter na dieta, e exercícios que você pode fazer em casa, no seu tempo livre, caso não consiga se deslocar até uma academia.

Além disso, o Livro digital está com uma super oferta e você pode comprar ele com um desconto incrível e pagar apenas R$ 29,90.

Ou seja, na compra de um Livro com 101 Receitas Funcionais, você leva para casa 4 livros digitais e ainda tem desconto no valor final.

É uma oportunidade única, compre agora mesmo e receba ainda hoje, pois assim que o pagamento é confirmado o e-book é enviado para o seu e-mail e você já pode começar a fazer as receitas deliciosas! Confira!

101 receitas funcionais botão de compra

Lembre-se, uma alimentação saudável e diversificada é garantia de um organismo mais forte e resistente a doenças.

Seja qual for sua escolha na hora de se alimentar, pense antes de que forma esse alimento será funcional ou maléfico a sua saúde.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment