Alimentos com ômega 3: Você sabe quais são eles?

Alimentos com ômega 3: Você sabe quais são eles?

Ter uma alimentação saudável é fundamental para se manter a boa forma, ter mais qualidade de vida e também se atingir um bem-estar físico e mental completo. Pois, conheça, neste artigo, o que é o ômega 3 e quais os alimentos que contêm este nutriente tão importante para a saúde.

Quais os benefícios dos alimentos que contêm ômega 3?

Os ácidos graxos, comumente chamados de gorduras, são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, exercendo importantes funções na estrutura das membranas celulares, na manutenção das funções cerebrais, na transmissão dos impulsos nervosos, no transporte de vitaminas lipossolúveis e em diversos outros processos metabólicos.

O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado de grande importância que deve ser obtido através da alimentação, podendo ser sintetizado a partir dos ácidos linoleico e alfa-linolênico que também são obtidos através da dieta. A dose diária recomendada de ômega 3 é de 250 mg para os adultos e 100 mg para crianças.

O ômega 3 traz muitos benefícios à saúde, ajudando no controle nos níveis saudáveis de triglicerídeos, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na prevenção de diversos problemas, tais como a aterosclerose, a trombose e os problemas cardíacos. Este nutriente também auxilia na regulação da pressão arterial e melhora a resposta do sistema imunológico.

O ômega 3 pode ser encontrado em muitos alimentos e também em produtos alimentícios industrializados que foram enriquecidos com este nutriente. Veja, a seguir, alguns dos alimentos com ômega 3 para você conseguir inserir na sua alimentação:

Peixes e óleos de peixes:

Os peixes e os óleos de peixes são os principais alimentos contendo ômega 3, sendo facilmente adicionados nas refeições no dia a dia. Os peixes como o atum, a sardinha, o arenque e o salmão estão entre os que mais possuem ômega 3.

Nozes:

As nozes são ricas no ácido graxo ômega 3 e é um alimento bastante fácil de ser inserido tanto em receitas diferentes, como molhos para massas ou em receitas de bolos e doces, quanto nos intervalos das refeições principais, sendo consumidas como lanche saudável.

Procure somente escolher as versões que não contenham sal, pois estas podem lhe trazer um benefício de saúde por um lado, mas lhe prejudicar devido ao alto consumo de sódio.

Óleos vegetais:

Os diversos óleos vegetais como o óleo de soja, de milho, de gergelim, canola e até o azeite de oliva são ricos em ômega 3, mas também contêm muitos outros nutrientes importantes como vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) que são fundamentais na produção hormonal e em diversos processos metabólicos.

Linhaça e chia:

As sementes de linhaça e da chia são alimentos com teores bastante altos de ômega 3 e, por este motivo, são ótimas opções para quem deseja melhorar a saúde e também ajudam no processo de emagrecimento, pois estimulam o controle e a oxidação da gordura corporal.

A linhaça e a chia podem ser facilmente acrescentadas em variadas receitas do dia a dia, assim como em bebidas e sobremesas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment